Conexão Digital 1257 - Artistas de verdade serão substituídos por músicas feitas por IA no futuro
Depois dos sites de notícia e de conteúdo especializado, agora são os artistas que estão em pé de guerra com as plataformas de inteligência artificial. Um deles é ninguém menos que Paul McCartney.
O ex-Beatle decidiu participar de um protesto inusitado contra o uso não autorizado de músicas por empresas de inteligência artificial. O lançamento será no dia 8 de dezembro, sua primeira gravação inédita em cinco anos: uma faixa quase totalmente silenciosa, com menos de 3 minutos.
A música (se é que podemos chamar de música) faz parte do projeto “Is This What We Want?”, (é isso que queremos?, traduzido do inglês), voltado a denunciar a apropriação indevida de propriedade intelectual por modelos de IA.
A faixa traz apenas chiados e ruídos, simbolizando um futuro em que a criatividade humana seria abafada pelo uso indiscriminado de obras artísticas para treinar algoritmos sem autorização. Aos 83 anos, McCartney se junta a artistas como Sam Fender, Kate Bush, Hans Zimmer e Pet Shop Boys, todos pressionando o governo britânico por regras mais rígidas. O movimento precursor pode abrir precedentes e chegar a outros países.
A campanha critica planos do governo do Reino Unido de permitir exceções na lei de direitos autorais para práticas de mineração de texto e dados. Na avaliação dos artistas, isso abriria caminho para que empresas de tecnologia, como OpenAI, Google, Microsoft e Meta utilizem músicas e outras obras criativas sem negociação prévia ou pagamento. Isso poderia prejudicar não só os artistas veteranos como também jovens artistas em início de carreira. Saiba mais em https://www.isthiswhatwewant.com/
E você, acha que no futuro teremos músicas feitas por inteligência artificial tocando nas rádios e nas plataformas de streaming no lugar de artistas de verdade? No Youtube mesmo já tem um monte de vídeo assim. Me conta sua opinião no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Nenhum comentário :
Postar um comentário