Conexão Digital 1256 - A IA vai matar a Wikipedia e os sites de conteúdo especializados

Nenhum comentário

Por Marcelo Braga Sander, para o blog Mercado Web Minas e as rádios 93FM, Costa do Sol, Web Novidade e Rádio Câmara 7L

Você já reparou que a frequência com que a gente tem clicado em sites depois de uma busca vem diminuindo bastante nos últimos anos? Isso tudo graças à inteligência artificial do Google, que por várias vezes, dependendo das palavras-chave da busca, vai apresentar um resumo de resposta gerada por IA ao invés de só um monte de links pra sites como era comum há poucos anos atrás. 

Os links ainda estão lá, mas só depois da resposta da IA, que na maioria das vezes já nos satisfaz para tirar dúvidas rápidas. Isso, porém, está aos poucos matando vários sites que dependem de acessos e publicidade para se manterem. Um exemplo disso é a Wikipedia. 

Além de incorporar os conteúdos de sites de notícias, de fóruns e de artigos como a Wikipedia sem pagar direitos autorais, as inteligências artificiais estão reduzindo drasticamente o acesso a esses sites. 

Isso tudo sem remunerar nenhum dos criadores originais destas informações, sem qualquer compensação financeira. Para iniciativas tão preciosas como a Wikipédia, este efeito está sendo ainda mais catastrófico. Em breve, o efeito deve ser sentido em vários outros ambientes de produção de informações, como os sites especializados. 

Pra que acessar um site e ficar procurando uma informação específica no meio de um monte de texto se eu posso ter um resumo de tudo na tela? 

Já parou para pensar nos efeitos disso a longo prazo? Pois pense! Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!


Nenhum comentário :