Conexão Digital 1255 - Cloudflare passa por instabilidades e parte da internet fica fora do ar
Duas semanas atrás eu comentei aqui que o AWS, servidor da Amazon que hospeda milhares de sites e grandes plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay, Canva, Claro, Duolingo, Fortnite, HBO, OLX, Pinterest e Roblox, entre outras, ficou fora do ar por algumas horas.
Já na semana passada foi a vez do Cloudfare passar por instabilidades, deixando milhões de usuários com problemas de conexão no X (o antigo Twitter), no CHatGPT e no Canva de novo. O problema foi no dia 18 de novembro.
A Cloudflare informou que o incidente era generalizado e afetava vários clientes. À medida que investigava a falha, relatou sinais de recuperação, mas com taxas de erro ainda acima do normal.
Segundo a empresa, um pico de tráfego incomum por volta das 8h20 da manhã sobrecarregou parte da infraestrutura na sede, na Califórnia, causando os erros. A causa desse aumento repentino ainda é desconhecida e deve ser investigada.
Aí você deve estar se perguntando: mas quem diabos é a Cloudfare e como uma única empresa pode ter tantos sites importantes sob sua responsabilidade? Bom, a Cloudflare opera por meio de uma rede global de data centers que distribui conteúdo e protege sites contra ataques. Não é uma empresa de hospedagem, como a AWS da Amazon, mas sim de segurança digital. Justamente por isso, plataformas que dependem de seus serviços foram diretamente afetadas pelo incidente.
E você, foi prejudicado por essa falha ou nem reparou? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Nenhum comentário :
Postar um comentário