Conexão Digital 1253 - Mastercard prevê extinção de senhas no Brasil antes de 2030
No post de ontem falamos sobre o uso de senhas considerado como menos seguro pelos brasileiros, que preferem o reconhecimento facial. Pois a Mastercard projeta que o fim das senhas, pelo menos em pagamentos, será realidade no Brasil até 2028, antes mesmo da meta mundial, que é 2030. Mais da metade das transações da bandeira já ocorre por meio de tokenização, o principal pilar da estratégia.
A tokenização substitui os dados sensíveis do cartão por códigos digitais seguros, reduzindo fraudes e simplificando o processo de compra. O segundo pilar é o Click to Pay, que permite pagamentos com um único clique. Grandes marcas no Brasil, como McDonalds e Sympla, já utilizam a solução, que depende de uma credencial previamente tokenizada.
O terceiro pilar é o uso de passkeys, ainda em estágio inicial no país. Elas permitem autenticar compras online por biometria, seja impressão digital, reconhecimento facial ou PIN no próprio dispositivo do usuário. O maior desafio agora é engajar usuários e empresas.
A autenticação biométrica deve começar pela impressão digital e poderá ser acionada por empresas parceiras da Mastercard. A expectativa é que, com o amadurecimento desses três pilares (tokenização, Click to Pay e passkeys) 95% das transações deixem de exigir qualquer tipo de senha ou etapa adicional, proporcionando mais segurança e conveniência ao consumidor.
E você, já abandonou a necessidade de senha nos seus pagamentos digitais? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário