Conexão Digital 1252 - Reconhecimento facial se torna o meio de autenticação preferido do brasileiro
O reconhecimento facial ultrapassou a leitura de digital e se tornou o método de autenticação preferido dos brasileiros, segundo o IPSU Brasil, índice que mede a percepção de segurança e usabilidade. Em um ano, a pontuação do reconhecimento facial subiu de 28 para 41 pontos, enquanto a leitura de digital caiu de 41 para 33.
O IPSU combina percepções sobre facilidade, conforto e segurança. Nesse cenário, o reconhecimento facial passou a ser considerado o método mais fácil e confortável por 32% da população, superando a leitura de digital, agora com 24%.
A preferência é ainda maior entre mulheres, jovens de 16 a 29 anos e pessoas das classes A e B. Quanto à segurança, o reconhecimento facial também lidera. Hoje, 35% dos brasileiros o consideram o meio mais seguro, ampliando a vantagem sobre a leitura de digital, citada por 21%.
Apesar disso, ainda existe certa resistência: 20% o apontam como o método mais difícil e desconfortável, especialmente entre pessoas com 50 anos ou mais. No extremo oposto está o reconhecimento de voz, o método menos apreciado pelos brasileiros: 19% o consideram difícil e desconfortável e 15% o veem como o menos seguro.
Já as senhas tradicionais aparecem como o método percebido como menos seguro, citadas por 24% dos entrevistados, com uma rejeição maior entre as classes A e B. O recebimento de códigos por WhatsApp também preocupa, sendo apontado como pouco seguro por 19%, especialmente entre pessoas acima dos 50 anos.
A pesquisa ouviu 2.003 brasileiros com smartphone e acesso à internet entre 5 e 24 de setembro.
E você, curte o reconhecimento facial, prefere a digital ou a antiga senha? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Nenhum comentário :
Postar um comentário