Conexão Digital 1133 - iFood passa a cobrar taxa de serviço fixa em todos os pedidos
Desde a semana passada o iFood passou a cobrar uma "taxa de serviço" fixa de R$ 0,99 em todos os pedidos, em qualquer cidade do país. Antes, essa cobrança só era feita em pedidos abaixo de certos valores, que variavam conforme a localidade.
Segundo o iFood, a nova taxa tem como objetivo ajudar a financiar melhorias na tecnologia e na experiência de compra da plataforma. Para o consumidor, o valor final do pedido inclui o preço da refeição, a taxa de entrega (se houver), e agora, a taxa de serviço de R$ 0,99, que também é cobrada de assinantes do Clube iFood, mesmo já pagando R$ 12,90 por mês.
Além disso, o iFood também lucra com comissões dos restaurantes, que variam de 12% a 23% por pedido; taxa de 3,2% sobre o processamento de pagamentos; e mensalidades entre R$ 130 e R$ 150 de estabelecimentos que faturam mais de R$ 1.800 por mês.
A nova cobrança gerou reclamações nas redes sociais, com muitos consumidores questionando a transparência da medida e a justificativa da empresa. Alguns usuários estão buscando alternativas, como fazer pedidos diretamente com os restaurantes ou mercados, evitando assim a taxa de serviço e as comissões - o que, muitas vezes, torna os preços mais vantajosos.
Por fim, vale lembrar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é ilegal exigir vantagem excessiva do cliente. E, pela lei brasileira, a “taxa de serviço” tradicional no setor de alimentação (os famosos 10%) é opcional e destinada aos funcionários — o que não é o caso dessa nova cobrança do iFood.
A decisão do iFood vem justamente em um momento de chegada de um forte concorrente chinês no mercado de delivery: a Keeta, que anunciou um investimento de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos no Brasil, prometendo preços mais baixos e melhores condições aos entregadores. É esperar pra ver...
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