ARTIGO: Empreendedorismo na era digital
Falar em
empreender em um século que está sendo marcado por profundas transformações
tecnológicas não é tarefa fácil. Para começarmos a discutir essa nova realidade
enfrentada pelos empreendedores, uma questão mais simples se impõe: afinal, o
que é empreendedorismo?
Muito se
fala sobre esse conceito na mídia em geral, mas poucos são os autores que se
preocupam em definir o que significa de fato empreender. Em nossa concepção,
muito mais do que apenas criar coragem e abrir uma empresa, o ato de empreender
é algo que está gravado em nosso DNA humano. A busca por soluções inovadoras,
que possam de fato contribuir com a sociedade, faz parte da nossa natureza, da
mesma forma que o enfrentamento dos desafios colocados pelo mercado na
implementação dessa ideia inicial e a luta pelo crescimento e desenvolvimento
constante de nossas iniciativas. Empreender é um ato de coragem e de criação,
implica acreditar em uma ideia e batalhar por ela: não há nada mais humano que
isso.
Novas oportunidades de negócio:
As
ferramentas trazidas pela era digital vêm ao encontro dessa natureza
empreendedora, abrindo uma miríade de novas oportunidades. Entre os principais
benefícios da era digital, destacam-se
certamente :
●
Baixo investimento inicial,
redução de custos com infraestrutura;
●
Flexibilidade de horários,
possibilidade de trabalhar em esquema “home office”;
●
Agilidade na comunicação
com clientes e fornecedores;
●
Otimização da gestão,
graças à ferramentas específicas.
Além
disso, a melhoria do acesso a internet no país, assim como a oferta de conexões
de melhor qualidade, tem garantido uma maior presença dos consumidores online,
tornando o mercado digital altamente atrativo. Não é a toa que cerca de 20 mil
novos empreendedores digitais surgem a cada mês, segundo levantamento do
Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados (IBMA).
Mas nem tudo são flores…
Para se
manter online é preciso dedicação e trabalho constante: afinal, o esforço
necessário para empreender digitalmente não é menor do que aquele necessário
para manter um empreendimento físico. Os primeiros anos do negócio são sempre
os mais difíceis, conforme comprovado pelas estatísticas: cerca de um terço das
lojas e empreendimentos online fecham as portas com menos de dois anos de operação.
Entre as principais razões para o fechamento dessas empresas estão:
●
Falta de know-how;
●
Falta de investimentos em
marketing de qualidade;
●
Descontrole de estoques.
Muitos
desses problemas são causados por erros básicos, que poderiam ser evitados se
esses empreendedores buscassem consultoria adequada. A questão do marketing é
um bom exemplo de um ponto crucial muitas vezes negligenciado. Que a empresa
precisa ser vista por seus consumidores, é quase um fato banal. Mas muitos
empresários ignoram que não basta criar um perfil no Facebook, Instagram ou
outra rede social e torcer pelo melhor. Existe todo um processo de gestão de
marketing digital que precisa ser levado em consideração, se o empresário
iniciante realmente quiser ter sucesso e conquistar espaço no mercado.
Pensando
em ajudar os empresários que estão começando a empreender no mundo digital,
selecionamos abaixo duas ferramentas que podem ajudar:
#1 - Marketing Digital:
Para quem
está começando, o marketing digital é um poderoso aliado na hora de conseguir
novos leads. Existem várias formas de se prospectar novos clientes online, seja
através do marketing de afiliados, campanhas pagas em redes sociais, anúncios
no Google, etc. Entre as tendências de marketing digital com melhor repercussão
junto aos empreendedores, destacamos o Marketing de Conteúdo.
O grande
diferencial desse tipo de marketing é a preocupação em atrair o consumidor para
as páginas da empresa, sem necessariamente expor o produto ou serviço vendido.
Como? Através da publicação de conteúdos que sejam relevantes para o cliente e
que possuam conexão com a empresa, seja uma conexão com o produto ou serviço
oferecido, ou com a identidade da empresa - seus ideais, valores, etc.
Entre as
principais vantagens do Marketing de Conteúdo sobre outras formas de marketing,
digitais ou não, listamos:
●
Fortalecimento da relação
com o cliente, favorecendo o processo de fidelização;
●
Consolidação de uma
identidade de marca melhor definida;
●
Melhor posicionamento
orgânico em buscadores como Google, Bing e Yahoo, graças ao uso de técnicas de
SEO;
●
Possibilidade de
compartilhamento dos conteúdos publicados em redes sociais.
É claro
que não basta investir em marketing : sua empresa precisa estar bem estruturada
e contar com uma gestão inteligente. Para isso, a nossa sugestão é o
investimento em um sistema ERP
#2 - Sistema ERP online:
Existe uma
infinidade de ferramentas de gestão que podem ser utilizadas para otimizar os
processos administrativos da sua empresa. Entre elas, o sistema ERP online se
destaca por permitir condensar em um só sistema o controle de todas as áreas do
seu negócio. Em um ERP online, como é o caso do Gestão Click, é possível
acompanhar em tempo real a situação dos estoques do seu negócio, as contas a
pagar e receber, realizar conciliação bancária, emitir boletos, notas fiscais,
etc…
Ao optar por
um ERP cloud, o empresário conta ainda com todos os benefícios de um
serviço digital, como:
●
Redução de custos com
hardware local
●
Maior segurança para os
dados da sua empresa
●
Suporte online
●
Facilidade de acesso, a
partir de qualquer terminal com acesso à internet
Pronto
para começar a empreender na era digital?
A era
digital oferece inúmeros benefícios e desafios - e nisso ela é igual a todas as
outras eras. O grande diferencial que vai garantir que o seu negócio cresça e
prospere ainda é o fator humano: a sua determinação e persistência na busca
pelas melhores soluções para levar adiante a sua ideia. E aí, pronto para
embarcar nessa jornada?
Parceria GestãoClick
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