20 a 25/07: Curso Intensivo de Marketing Digital e Mídias Sociais (Conectados)

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Objetivo do curso: Promover uma visão 360° dos principais tópicos de marketing digital e
mídias sociais no contexto de 2020. Equalizando as boas práticas e metodologias aplicáveis
aos negócios de pequeno e médio porte. O curso está organizado de forma modular, ou seja,
você pode fazer apenas as aulas que fizerem sentido para você.

20/07 Aula 1: Carreiras Digitais e Planejamento de Marketing Digital
Planejar as ações de marketing é uma atividade fundamental para conseguir ter sucesso em nossas iniciativas empresariais, mas nenhuma estratégia digital pode ser realizada sem PESSOAS! Por isso a primeira aula mostrará algumas das diversas especializações profissionais dentro da área de marketing digital e as competências profissionais e comportamentais desejadas. Spoiler: No final da aula você verá a importância de ter uma equipe...

Como fazer para que as ações de marketing digital sejam realmente relevantes? A resposta para essa pergunta passa por conectar os objetivos de negócios, as prioridades e os recursos das empresas com as possibilidades e ferramentas do marketing digital.

Planejar é fazer escolhas, é definir qual caminho será experimentado, é ter as responsabilidades estabelecidas, é priorizar o que tem maior potencial de trazer resultado, é definir como vamos medir o sucesso de nossas iniciativas. É importante destacar que no contexto atual temos que planejar para o curto prazo tendo humildade e agilidade para corrigir as rotas. Esse é o foco da segunda parte da Aula 1.

21/07 Aula 2: Análise de Sites e SEO
Em pleno 2020, minha empresa ainda precisa ter um site? O site da minha empresa é bom?
Por que não recebo contatos e não vendo via site? Essas são apenas algumas das perguntas que vamos responder na aula do 21/07. Nesta noite receberei o Felipe Silva, experiente profissional de SEO, para juntos, demonstramos como fazer do seu site um ativo de marketing digital realmente estratégico e capaz de ajudar sua empresa a gerar negócios.

Vamos conversar sobre as funções básicas de um site, erros comuns, oportunidades negligenciadas e claro, como melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de buscas do Google. Inclusive se você quiser que seu site seja um dos exemplos estudados em sala nos envie uma mensagem. Ao final da aula você terá conhecido metodologia e ferramentas para analisar sites e boas práticas para otimizar o seu site.

22/07 Aula 3: Anúncios no Google e no Instagram
Você provavelmente já sabe a importância e potencial do Google no processo de captação de clientes e para a visibilidade da sua marca... A aula 2 inclusive vai trabalhar esse aspecto. Mas contar apenas com o tráfego orgânico do Google pode ser demorado. Para ter agilidade nos resultados, para realizar testes rápidos e até para conhecer melhor o interesse de seus clientes será preciso fazer anúncios no gigante das buscas.

Para esta aula o convidado é João Paulo Fonseca, referência em campanhas de performance. Ela vai compartilhar com você o caminho para aprender Google Ads da melhor maneira possível, unindo teoria e prática, sem que seja necessário investir rios de dinheiro para isso. Além disso, vai apresentar uma forma de ganhar muita produtividade na hora de criar suas campanhas. Se você é iniciante, ou já deu os primeiros passos no Google Ads, irá descobrir que tem jeito de melhorar os resultados evitando perder tempo e dinheiro e conhecendo
os atalhos da ferramenta. Fim da primeira parte.

Mas uma noite com o João Paulo vale muito e o cara tem vivência em outra plataforma muito importante: Instagram. Poucos canais digitais apresentam no momento tantas possibilidades como o Instagram: feed, stories, IGTV, lives, filtros e o direct. Porém, assim como o Google, contar apenas com o tráfego orgânico pode ser um limitador.

As pessoas passam muito tempo no app, o que significa que existe uma grande oportunidade para encontrar o público certo para sua marca. Descubra como ter o melhor aproveitamento da sua verba de anúncios e confira exemplos de segmentação, posicionamento, formatos, frequência e configurações para campanhas de anúncios mais efetivas.

23/07 Aula 4: Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
Conteúdo é o elemento básico da presença digital da sua marca. Sem ele é pouco provável que você consiga bons resultados em mercados competitivos. Mas produzir e publicar conteúdo de forma orquestrada, consistente e coerente com os objetivos de negócios não é tarefa fácil. A estratégia de conteúdo requer disciplina. Para não se perder é preciso compreender onde está e onde precisa chegar com o seu conteúdo.

Conectar os temas relevantes para sua audiência com o que você tem a dizer é necessário. Somos “cobrados” por produzir cada dia mais conteúdo. Mas será que é realmente necessário? Nosso conteúdo é mesmo relevante?

Durante a Aula 4 você será capaz de diferenciar “Marketing de Conteúdo” do “Inbound Marketing “e estabelecer critérios para escolher qual dos caminhos faz mais sentido para sua empresa assim você poderá economizar recursos valiosos e seguir em busca de melhores resultados.

24/07 Aula 5: Produção de Conteúdo para Mídias Sociais
Produzir conteúdo de qualidade talvez seja o desafio mais frequente em nosso cotidiano de gestão da comunicação nas plataformas de mídias sociais. Da busca pelo alcance orgânico ao conteúdo viral, muitas marcas estão apostando alto nas mídias sociais... Para levar a sua produção de conteúdo para o próximo nível convidei a incrível Manu Drummond para nossa aula 5 (Sextou! Mas não use essa hashtag em seus posts...).

Para produzir conteúdo precisamos olhar para os negócios, mas sobretudo para as pessoas, precisamos escutar através das mídias sociais antes de querer falar... Quando publicamos nas mídias sociais estamos externalizando para a comunidade o que nossa empresa realmente é? E precisamos nos questionar se o tom de voz está adequado? O conteúdo é capaz de merecer a atenção das pessoas? Essas são boas questões para uma noite repleta de exemplos e práticas na produção de conteúdo nas mídias sociais.

Ao final da aula você será capaz de desenvolver um calendário de conteúdo para sua empresa e sim, isso faz diferença. Tenho certeza que a Manu será um fonte de inspiração para suas atividades.

25/07 Aula 6: Tópicos Especiais e Certificação
Depois de uma semana repleta de muuuuuitos conteúdos e desafios espero que você tenha energia para participar da nossa aula de fechamento, ela será construída ao longo da semana de acordo com as principais dúvidas que forem surgindo durante nossas interações. Também será a oportunidade de conquistar sua certificação.

Conecte-se com a gente:

https://www.linkedin.com/in/gutenbergalmeida/
https://www.linkedin.com/in/felipercsilva/
https://www.linkedin.com/in/manudrumond/
https://www.linkedin.com/in/joaopaulomottafonseca/

Descrição detalhada:

1. Carreiras Digitais e Planejamento de Marketing Digital
1.1. Contexto 2020: Pessoas e a pandemia
1.2. Contexto 2020: Consumidores e a pandemia
1.3. Contexto 2020: Empresas e a pandemia
1.4. Formação de equipes de Marketing Digital
1.4.1.Habilidades Comportamentais
1.4.2.Competências Técnicas
1.5. Planejamento de Marketing Digital
1.5.1.Etapas do planejamento
1.5.2. É melhor um plano simples do que nenhum plano

2. Análise de sites e SEO
2.1. Relevância dos sites em 2020
2.2. O que é um bom site
2.3. Introdução ao SEO
2.4. Fatores mais relevantes de posicionamento orgânico
2.5. Metodologia para análise de sites
2.6. Ferramentas para análise de sites
2.7. SEO em 2020
2.8. Estratégias de conteúdo para SEO
2.9. Erros comuns na construção e gestão de sites
2.10. Priorizando os ajustes no seu site
2.11. Boas práticas para construir um novo site (se isso for necessário)

3. Anúncios no Google e no Instagram
Parte 1 – Google Ads
3.1. Como aprender Google Ads?
3.2. Jornada do consumidor
3.3. Competitividade do seu mercado
3.4. Escolhendo as palavras-chave que serão anunciadas
3.5. Configurações importantes da sua conta Google
3.6. Estrutura de Campanhas de Google Ads
3.7. Criando campanhas com o Google Ads Editor
3.8. Analisando o desempenho das campanhas
Parte 2 – Instagram Ads
3.9. Como aprender Facebook Ads?
3.10. Configurações importantes da sua conta Facebook/Instagram
3.11. Criação de públicos
3.12. Objetivos de Campanhas do Facebook Ads
3.13. Como criar anúncios com potencial de performance
3.14. Analisando o desempenho das campanhas

4. Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
4.1. Uma breve história sobre conteúdo, comunicação e marketing
4.2. 5 passos para uma estratégia de conteúdo eficaz e eficiente
4.3. Ciclo de vida do conteúdo na internet
4.4. Problemas na gestão de conteúdo
4.5. Funções do Estrategista de Conteúdo
4.6. Criação, entrega e gestão de conteúdo
4.7. Uma breve história do Inbound Marketing
4.8. Cenário, gargalhos e oportunidades do Inbound Marketing em 2020
4.9. Como escolher entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

5. Produção de conteúdo para mídias sociais
5.1. Objetivos de negócios, do canal e das publicações
5.2. Identificando a essência da minha Marca
5.3. Identificando pautas relevantes para meu público
5.4. Construindo conversas relevantes
5.5. Priorização de canais (provavelmente você não precisa estar em todas as mídias sociais)
5.6. Definindo processos e responsabilidades
5.7. Calendário de conteúdo
5.8. Surfando nos assuntos do momento
5.9. Relatórios de mídias sociais: métricas, KPI´s e aprendizados

6. Tópicos especiais

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