ARTIGO: 4 lições do dia a dia para o microempreendedor
Empreender não é fácil - e isso não é novidade alguma, mas
existem muitas maneiras de reduzir a dificuldade de administrar um negócio que
a maioria das pessoas só aprende com a “mão na massa” (e, às vezes, tarde
demais).
Ser um microempreendedor, ainda mais no Brasil, é uma decisão
para pessoas corajosas e que acabam movimentando grande parte a economia do
país. Por isso, preparamos este artigo especialmente para quem já empreende ou
está criando um pequeno negócio, com lições que podem evitar dor de cabeça e
aumentar o lucro.
Lição Número 01: você vai trabalhar muito mais
Especialmente no começo
do seu negócio, você muito provavelmente vai trabalhar bem mais do que fazia com “carteira assinada”.
A verdade é que, a não ser que você tenha sido gerente em algum
comércio, dificilmente você teve que lidar com praticamente toda a cadeia de
suprimentos e todo o processo de venda em um emprego “comum”.
Então, a primeira lição que você precisa aprender é que
provavelmente você vai ter que trabalhar mais horas do que quando era
empregado. Isso acontece porque qualquer negócio, mesmo bem pequeno, tem quase
todas as áreas e processos básicos de uma empresa muitas vezes maior em
faturamento e estrutura.
Comprar matéria prima, gerenciar a produção, o estoque e as
vendas, mesmo que você seja o único envolvido, é muito trabalhoso. Por isso,
municiar-se de ferramentas e ser organizado é primordial.
Lição Número 02: os números falam
E é melhor escutá-los! Muitos empreendedores resumem a
administração a entender e lidar com números
óbvios como quantidade de vendas mensais, faturamento mensal e lucro (no
conceito mais básico, considerando apenas os gastos com materiais e o preço
final dos produtos).
Embora pareça um cenário improvável, muitos ainda fazem tudo
“no papel” ou em planilhas eletrônicas que vão se tornando cada vez mais
complexas e difíceis de usar (e que passam a fazer parte da rotina e acabam
fazendo o empresário perder muito tempo em trabalhos repetitivos e que não
agregam valor aos produtos e serviços).
Hoje, é imprescindível entender o máximo possível de variáveis
para lidar com variações que vão desde o dia e a hora na qual você faz mais
negócios na semana e as épocas festivas ou de maior impulsionamento da
economia.
Escolher bem os indicadores
que serão a bússola do seu negócio vai
te poupar tempo e vai te dar a possibilidade de ter insights sobre como e
quando gastar energia e recursos.
Não estamos mais nos anos 80: adotar um sistema ERP para
pequenas e médias empresas (ou ERP cloud) hoje em dia é barato
e não exige mais do que uma conexão com a Internet e um dispositivo, que pode
ser um notebook ou um tablet (ou até um smartphone).
Esses softwares oferecem desde cadastro de clientes até completo sistema de controle
financeiro, contribuindo significativamente para a produtividade.
Lição Número 03: atenda o cliente
Pode parecer estranho, mas uma das grandes lições do
microempreendedorismo é essa: atenda o
cliente, ou caia fora!
Diferente de grandes empresas, que normalmente oferecem
condições diferenciadas e que permitem a “generalização” do atendimento,
negócios menores devem investir pesado no atendimento, servir o cliente e
ajudá-lo a resolver problemas e fazer escolhas.
Pense bem: toda compra
de serviço ou de produtos é a solução de um problema. Por isso, tratar todo
cliente de forma especial é tão importante e a melhor forma de fazer isso é
ouvir quais são as necessidades e expectativas em relação ao que você pode
fornecer e ajudá-lo a entender como você pode ajudá-lo.
Lição Número 04: marketing digital e redes
sociais são muito mais do que panfletagem virtual
Os posts pagos no
Facebook (e outras redes sociais) são os novos panfletos (ou flyers). O que queremos dizer com isso é
que, embora investir em marketing digital seja muito
importante, gerenciar os resultados das ações é o que realmente faz diferença.
Entender de onde vem os clientes, como eles chegaram à sua
empresa e o que eles procuram são informações chave na estratégia de marketing de qualquer negócio moderno.
Essas dicas são básicas, mas são realmente especiais porque
ilustram muito bem onde as empresas mais tropeçam: na gestão, no atendimento ao
cliente e na estratégia de marketing.
Gostou e quer saber mais sobre como empreender? Comente! Tem dúvidas?
Entre em contato com a gente, vamos ficar muito felizes em te ajudar!
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