19 e 20/10: 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais

Nenhum comentário

O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais começou. Pela primeira vez o Governo de Minas disponibiliza os seus dados abertos para hackers, programadores, designers, jornalistas, enfim, pessoas criativas e engajadas para criarem colaborativamente soluções tecnológicas a partir de dados estratégicos do Governo.

Será uma maratona de dois dias em que as equipes irão propor alternativas para que esses dados sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade, de uma forma que qualquer cidadão compreenda cada um dos números.

Os selecionados serão divulgados no dia 10/10 no site no Movimento Minas.

O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Plug Minas, em Belo Horizonte. Para os participantes não residentes na cidade, a organização do evento irá viabilizar hospedagem, alimentação e passagens aéreas ou rodoviárias.

DESCRIÇÃO DA BASE DE DADOS
O hackathon terá como objeto principal os dados do Portal da Transparência de Minas Gerais. Conheça a descrição do conteúdo do banco de dados disponibilizado, referente ao ano de 2012

- Arrecadação Estadual: Possui informações dos tributos arrecadados pelo Estado, incluindo Administração direta, indireta, empresas dependentes e repasses fundo-a-fundo.Na Administração Direta, pelo fato da centralização da arrecadação, divide-se somente por grupo e classificação da receita. Discrimina valores arrecadados no prazo selecionado. Na Administração Indireta, empresas estatais dependentes e fundos, como é descentralizada por órgão/entidade, existem informações de qual autarquia, fundação, empresa ou fundo o tributo se refere, além de dividir-se por grupo e classificação da receita, discriminando ainda valores arrecadados no período.

- Despesa de Estado: Possui informações de todas as despesas do Estado, de todos os entes, órgãos e entidades que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais – SIAFI/MG. Observa a lógica da execução financeira, contendo informações de função, unidade orçamentária, projeto/atividade vinculada, elemento e item da despesa, registros relacionados ao empenho, dados básicos do credor.

- Dívida Pública: Possui informações de pagamento da dívida pública do Estado, interna ou externa, incluindo separações relacionadas aos juros e encargos e amortizações efetuadas. Incluem dados inclusive da identificação dos contratos relacionados aos pagamentos.

- Pessoal: Possui dados sobre despesa total dos entes do Estado, incluindo subdivisão por órgãos, em relação ao pessoal ativo, inativo e contratados. Não discrimina dados dos servidores, somente o custo total da despesa pelo período.

- Repasse a municípios: Possui dados sobre repasse do Estado aos municípios em relação aos tributos ICMS, IPI e IPVA. Trata-se do repasse líquido, a que cada município tem direito descontando-se outras contribuições legais e constitucionais de cada um. Retrata o repasse publicado em portarias mensais da Secretaria de Estado de Fazenda.

A proposta do concorrente deve abordar uma das categorias de dados descritas acima. Leia o regulamento, saiba mais e inscreva-se.

Nenhum comentário :