Mapa Digital no Diário do Comércio dessa semana

Um comentário
Matéria completa aqui.

A Mapa Digital, empresa que atua em consultoria e pesquisas em meios digitais, instalada na região Centro-Sul da Capital, registrou incremento de 400% no faturamento nos primeiros cinco meses do ano na comparação com o mesmo período de 2008. O resultado reflete a baixa concorrência no mercado.

Entre os serviços oferecidos pela Mapa Digital está o desenvolvimento de produtos e conteúdos em ambientes digitais, como sites e ferramentas de comunicação via web. A agência fatura R$ 150 mil por mês.

De acordo com a socia-proprietária e diretora de planejamento de novos negócios da Mapa Digital, Rachel Ribeiro Horta, os projetos são elaborados a partir de três pilares. "Estudamos os clientes e os consumidores em potencial da empresa, analisamos os concorrentes e detalhamos qual seria a melhor ferramenta para ser trabalhada de acordo com o objetivo do contratante".

Essa ferramenta, segundo ela, pode ser um site, um portal ou até mesmo uma rede social personalizada. Embora a empresa desenvolva toda a arquitetura da informação, a execução do projeto é terceirizada.

Na avaliação da empresária, criar uma ferramenta de comunicação digital a partir de pesquisas personalizadas minimiza significativamente os riscos do investimento. Além disso, disse ela, a estratégia aumenta a competitividade do negócio.

Resistência - Apesar disso, o mercado ainda parece arredio ao negócio. Dos 20 contratos fixos da Mapa Digital, apenas cinco são com empresas de Minas Gerais. Os demais foram firmados com empresas paulistas.

"O negócio é novidade no Brasil. Os empresários ainda não estão acostumados com esse tipo de serviço e, por isso, acabam investindo na criação de sites que possivelmente não darão o retorno esperado", disse.

Os clientes da agência são dos mais diversos setores. Em parceria com as diretorias de Produtos e de Conteúdo do UOL, a Mapa Digital levanta informações estratégicas para a concepção de produtos digitais. O trabalho desenvolvido pela empresa contempla todas as fases do projeto, desde a realização de pesquisas com usuários até o desenvolvimento da arquitetura da informação.

A empresa realizou análises comparativas para diagnosticar o poder competitivo da montadora Ford na internet e gerar dados para a definição da estratégia e do escopo do site, projeto concebido em conjunto com a agência JWT Brasil.

Já a Takenet, uma das pioneiras em desenvolvimento de soluções móveis, contratou a Mapa Digital para o desenvolvimento da interface web do "Torpedão", serviço que permite às empresas oferecer conteúdo via celular.

Em Belo Horizonte, desenvolveu o plano de reformulação dos principais canais de relacionamento com os públicos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Há apenas três anos no mercado, a Mapa Digital gera 15 postos de trabalho. Além da sede em Belo Horizonte, a empresa possui um escritório em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. De acordo com Rachel Horta, uma unidade comercial será inaugurada em breve em São Paulo.

Mariana Berutto e Rachel Horta: ampliar visibilidade das empresas é meta

Um comentário :

Unknown disse...

Oi Marcelo,

então, a matéria que saiu do Diário do Comércio tem um erro. NÃO temos escritório em Uberlândia! estamos abrindo em SP e RJ, mas escritório em Uberlandia nunca existiu! Não sei de onde ela tirou isso! Rs.
Abs
Mariana