Sites mineiros na cobertura do Pop Rock Brasil 2008
2008
,
Brasil
,
Cifra Club
,
Comunicação
,
Eventos
,
Globo
,
GuiaBH
,
Noir
,
Orkut
,
Pop Rock
,
PQN
,
Uai
2 comentários
O Pop Rock Brasil 2008, a exemplo dos anos anteriores, levou milhares de jovens a curtir bandas nacionais e internacionais em dois dias de muito rock and roll. De acordo com os organizadores, foram 20 mil pessoas por dia no Mega Space, em Santa Luzia, nos dias 8 e 9 de novembro. Como em todo evento que atrai um público desse porte, grande parte da imprensa se interessa por cobrir.Alguns sites mineiros que fazem cobertura de eventos estiveram no Pop Rock. A jornalista Ludmila Azevedo, sócia-proprietária da Noir Comunicação, agência responsável pela assessoria de comunicação do evento, nos conta que neste ano estiveram presentes na cobertura 27 profissionais de web, dos 65 profissionais de comunicação participantes, 41,5% do total.
Segundo Ludmila, os veículos são analisados como um todo, não havendo divisão de cotas entre sites, jornais, revistas ou TV. "A solicitação maior costuma ser de sites, mas em volume de profissionais, as TVs precisam de um número maior deles por veículo como cinegrafista, iluminador, repórter e produtor", diz a jornalista.
Ainda de acordo com Ludmila, os sites que solicitam credenciais costumam ser os mesmos, embora surjam novos sites de eventos a cada ano. Os critérios para cessão de credenciais são ter bom conteúdo, ter relação com o evento e ser acessado pelo público-alvo. "A maioria já é bastante conhecida, faz boa cobertura. Nesse ano, para facilitar o credenciamento, a gente pediu no formulário de credenciamento que os sites indicassem a quantidade de acessos, qual o público, informações relevantes", afirma.
"Uma orientação que tivemos da produção foi em relação às comunidades virtuais, ficar de olho, pois o conteúdo jovem, para o Pop Rock é muito importante. São tribos diferentes que se encontram em um mesmo espaço virtual", comenta Ludmila. Para atender a essa demanda, a Noir alocou a jornalista Carolina Presotti exclusivamente para cuidar do site http://www.poprockbrasil.com.br/. "Demos prioridade para o site. Sempre que tinha uma novidade, ia primeiro para o site e, logo depois, para a imprensa. Também criamos conteúdo exclusivo com entrevistas, prestação de serviço, dicas de nutrição antes do evento, links para os sites, blogs e comunidades dos artistas participantes não só para a imprensa, mas para o próprio público, inclusive com adaptação de conteúdo para o público mais jovem", salienta.
O rastreamento na internet funcionava da seguinte maneira: A jornalista responsável pelo site procurava em fóruns, listas de discussão, Twitter, comunidades do Orkut e blogs as principais dúvidas postadas pelo público. Com o apoio da DM produções e da 98 FM, as questões eram respondidas no próprio site do Pop Rock. Além do site oficial do evento, outro site destacado por Ludmila na cobertura foi o Globominas.com. Mas diferentemente dos demais sites, a Globominas, como parceira do evento, contou com ampla equipe e acesso irrestrito, sem a necessidade de credenciais.
O Pop Rock Brasil 2008 também esteve no Last.fm, Yahoo! Respostas e no Orkut aqui, aqui e aqui, entre outras. Dentre os patrocinadores, Guaraná Antárctica, Skol, Lokamig e Claro. A operadora de celular fez ações promocionais com clientes em seu camarote e tirou fotos através de celular. Diferentemente do ano passado, quando as fotos foram publicadas no site da operadora, dessa vez as mesmas eram reveladas e entregues minutos depois aos fotografados. Uma boa recordação do evento.
De acordo com a Noir, solicitaram credenciamento os sites: Agenda BH, Globo Minas, BH Eventos, Cifra Club, Drops Magazine, Fotograffe.com, Guia BH, Diário de Contagem, PQN, Portal Uai, Revista Ragga, Rocknews, TV In Top e Urbanistas/BH. Mas compareceram para a cobertura somente os sites:
Cifra Club: O site participou pela primeira vez do evento. Na cobertura, Raquel Camargo.
Guia BH: Talvez o site que mais vezes tenha participado da cobertura do Pop Rock. Luciene Santos, Francisco Tovo e equipe no comando.
PQN: Robson Abreu e sua trupe participaram pela segunda vez da cobertura. Fotos de Rogério Santana e Janaina Rochido.
Diário de Contagem: Robson Moreira e Gléver Dutra fizeram um bom registro do evento, tanto em forma de textos quanto imagens.
Portal UAI (Divirta-se) Os Diários Associados também marcaram presença (em parceria com a Revista Ragga).
Agenda BH Fotos tanto do público quanto da entrevista coletiva.
Globominas: No site da emissora, é possível assistir a vídeos, ver fotos, comentários e promoções. O site contou, inclusive, com transmissão ao vivo.
Fotograffe.com Gerou quatro álbuns de fotos que podem ser acessados aqui, aqui, aqui e aqui.
BH Eventos: O site conta com um bom resumo escrito por Teani Freitas (e muitas fotos).
Agradecimentos especiais a Rangel Vilas Boas, Talita, Rafael Rocha, Ângela Azevedo e Ludmila Azevedo, da Noir Comunicação, e a Cristiana Kumaira e Gustavo Moura, da Claro.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
2 comentários :
Só para constar, teve o blog Urbanistas/BH (www.urbanistas.com.br/bh) que também fez uma boa cobertura pré-evento. ;)
Olá, Frank. Obrigado por seu comentário. Na matéria foram listados somente os sites credenciados pela Noir e presentes ao evento. Acompanho sempre o Urbanistas-BH!
Postar um comentário