Conexão Digital 1076 - Google aposenta Assistente e migra usuários para Gemini
O Google anunciou oficialmente semana passada que o Google Assistente vai ser descontinuado e substituído gradualmente pelo Gemini ainda em 2025. Apesar do sucesso do Assistente desde que foi lançado, a visão do Google é que a IA generativa é o caminho dos assistentes virtuais.
A empresa aponta que milhares de usuários já realizaram a troca do Google Assistente para o Gemini de forma espontânea. Assim, o passo lógico da companhia é fazer com que o antigo assistente seja trocado pela IA até o fim do ano em basicamente todos os aparelhos, mas não revelou uma data pra isso ocorrer.
A exceção fica para os aparelhos com 2GB de memória RAM e que ainda rodam o Android 9 ou versões anteriores. Nesses casos, por conta de dificuldades em rodar o Gemini, será mantido o Google Assistente por um certo período adicional, mas que também não foi informado.
O fim do Google Assistente não chega a ser surpresa pra quem acompanha as declarações e lançamentos do Google nos últimos anos. No início de 2024 a companhia começou a substituir o serviço de comandos por voz do Assistente pelo Gemini, que oferece mais precisão nas respostas.
O Google enfatiza que além de celulares, tablets, carros, fones de ouvido, TVs, speakers e relógios inteligentes também passarão a ter só o Gemini, com datas diferentes para o fim do Assistente em cada tipo de aparelho.
Por mais que não seja melhor que o Gemini, a tecnologia agora obsoleta do Google Assistente foi importante por mais de uma década pra mostrar aos consumidores o que um assistente virtual poderia fazer pra facilitar a nossa vida.
E você, vai sentir saudades do Google Assistente? Prefere o Gemini? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário