5º Festival de Arte Digital – FAD – apresenta a Cinética
Grandes nomes da arte digital mundial se encontram na 5º edição do Festival de Arte Digital – FAD 2011. Realizado entre os dias 1º de setembro e 2 de outubro, em Belo Horizonte, o evento irá reunir trabalhos na área digital, que são referências nacionais e internacionais. A proposta do FAD é a de contribuir para a discussão e criação de novos formatos audiovisuais que surgem com as novas tecnologias e mídias digitais. Além disso, convidar a população a uma reflexão sobre essas transformações, possibilitando a troca de informações com experientes realizadores, diretores, técnicos e produtores audiovisuais do Brasil e do mundo.
Para este ano, o FAD terá como tema Cinética, que utiliza como elemento base de suas obras o movimento. Os trabalhos realizam um diálogo entre si de forma mais próxima e contínua. Ao todo, serão apresentados 21 trabalhos, entre performances, instalações e oficinas, originários de países como França, Itália, Alemanha, EUA, Portugal e Brasil. Durante 33 dias, o público contará com uma diversificada programação, que se divide em FAD Performances, com oito performances audiovisuais; FAD Galeria, com onze instalações audiovisuais interativas; FAD Simpósio, com um simpósio que apresentará quatro debates; FAD Laboratório, com cinco oficinas.
O FAD Galeria chega com trabalhos que promovem interação entre a arte e o público. Instalações interativas, paisagens e objetos animados pelos próprios visitantes, montam um ambiente desafiador e intrigante. O norte-americano Brandon Barr, apresenta “Hidrostatic Journey to the Origins of Consciousness”. Deitado em um colchão d’água, o espectador assiste a um vídeo projetado em uma tela. A câmera, posicionada no fundo de um tanque, filma, apontada para o céu, enquanto o tanque é transportado de Kansas ao Rio Missouri e de volta à cidade. Karina Smigla-Bobinski, da Alemanha, chega com “ADA”, uma “criatura” pós-industrial que é animada pelos visitantes. O globo, quando em ação, cria uma composição de linhas e pontos que permanece incalculável em sua intensidade, expressão e forma, não importando o quanto o visitante o tente controlar.
Entre as inúmeras apresentações no FAD Performance, está a dos mineiros Aruan Mattos e Flavia Regaldo, com “Cicloritmoscópio”. Já o Italiano Mikkel, em “Do you sync”, apresenta uma performance audiovisual com ruídos minimalistas, samples e ritmos, fruto da parceria do FAD com o festival roBOt, da Bologna. As oficinas serão com temática livre, na quais o público poderá conhecer novas ferramentas de áudio e vídeo, além da criação de trabalhos de interação como software livres e apps, para uso profissional ou particular. Nacho Duran e Marcelo Kraiser serão alguns dos responsáveis pelos trabalhos. Durante os quatro dias de Simpósio, serão debatidos os temas: “Arte Digital - Grupo Poéticas Digitais”, com Gilbertto Prado; “Tudo é movimento: da cinética dos autômatos às vanguardas cinéticas do século XX”, com Nina Gazire; “Festivais Europeus e suas Redes”, Francesco Salizzoni; “V Performance Audiovisual em Meios Digitais e Analógicos”, com Eric Marke;
O 5º FAD conta com patrocínio da Petrobras e co-patrocínio da Contax. Como apoiadores estão o roBOt, o consulado italiano, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Prefeitura de Bologna, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal) e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte).
Serviço
5º FESTIVAL DE ARTE DIGITAI – FAD
FAD Galeria: 1º de setembro a 2 de outubro
FAD Performance: 1º a 3 de setembro
FAD Simpósio e FAD Laboratório: 5 a 8 de setembro
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Informações: www.festivaldeartedigital.com.br
FAD EDUCATIVO: Inscrições para os painéis do Simpósio e as oficinas do Laboratório devem ser feitas pelo e-mail educacional@festivaldeartedigital.com.br
Instituições de ensino púbicas ou particulares que tiverem interesse em agendar visitas guiadas devem entrar em contato pelo e-mail educacional@festivaldeartedigital.com.br ou pelos telefones (31) 3213-4320 / 9546-3322.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário