5 características essenciais que todo profissional de comunicação deve ter

Nenhum comentário

A transformação digital mudou o modo de se fazer comunicação. Os profissionais devem ficar atentos às tendências, ferramentas tecnológicas e conceitos que mudam com frequência. Algumas competências como capacidade analítica, adaptabilidade e conhecimento de ferramentas e técnicas são fundamentais para os comunicadores.


Essas mudanças geram impactos para os profissionais de organizações públicas e privadas, assim como empreendedores de diferentes segmentos. As competências comunicacionais têm sido cada vez mais solicitadas, em diferentes áreas de atuação. Assistimos ao crescimento da produção audiovisual amadora e profissional, a ampliação do e-commerce, além da utilização intensa de mídias sociais e novas formas de fazer jornalismo e publicidade. O trabalho com comunicação hoje é cada vez mais dinâmico e digital. 


Assim como em outras áreas, é essencial para um profissional da comunicação buscar entender as últimas novidades do setor e sempre estar atualizado. Confira a relação das cinco características mais buscadas nos profissionais de comunicação:


Ser adaptável

Ter em mente que um projeto pode mudar é fundamental para os profissionais da área. Muitas vezes isso acontece após a equipe receber novos dados e ter flexibilidade e saber lidar com as mudanças. Otimizar as ações para obter melhores resultados é essencial.


Contar uma história – discurso

Uma boa história é algo envolvente. Saber construir um storytelling que cative o público mostrando os pontos em comum do personagem da matéria ou de uma empresa é algo importante na construção de um discurso. Veículos de comunicação, empresas, perfis em redes sociais e youtubers, por exemplo, têm um discurso a seguir e saber como contar isso é fundamental para o desenvolvimento dos canais de comunicação.  


Trabalho em equipe

As profissões da área de comunicação geralmente têm uma rotina repleta de desafios e trabalhar em equipe pode ajudar. Não apenas entre os profissionais da equipe de comunicação, mas também entre outros setores como vendas.


Domínio de ferramentas

Para saber como a mensagem está sendo recebida e por quem, é fundamental ter acesso a números e para isso é preciso conhecer técnicas e ferramentas. Atualmente as principais são: SEO, Google Ads, Google Analytics, WordPress, Mídias Sociais, E-mail Maketing e Mídias pagas.


Ser analítico

Saber interpretar os números e as informações é fundamental para realizar ações mais assertivas, tanto nas atuações em mídias sociais quanto em matérias jornalísticas. Com a internet, os dados passaram a ser fundamentais para traçar um direcionamento das áreas ligadas a comunicação, como marketing.

Nenhum comentário :