Bolt Brasil completa dez anos de mercado e analisa evolução da comunicação digital no país
Em 2005, quando a internet completou dez anos de história no Brasil, era impossível imaginar que verbos hoje incorporados ao nosso vocabulário, como twittar, blogar, plugar ou linkar, seriam imprescindíveis na vida de muitas pessoas pouco mais de quatro anos depois. A comunicação, que antes era forte através do contato direto e pessoal, por meio do telex, fax ou carta, hoje se efetiva na presença virtual. Skype, MSN, Orkut, Smartphone, SMS marketing, Twitter, entre outros, estão entre os veículos que possibilitam encurtar as fronteiras da comunicação digital.Paralelo a esta evolução do mercado web, a mineira Bolt Brasil Comunicação Digital, que completou dez anos de atuação em agosto, acompanhou os principais avanços da comunicação online nesta última década. Para a empresa, interatividade e mobilidade sempre nortearam as estratégias com os clientes na web.
"Quando iniciamos a trajetória da Bolt, a maioria das empresas da publicidade tradicional não avaliava o potencial da web e não se preocupava em investir nesta área. Nossa atuação diferenciada e os primeiros resultados conquistados com os clientes fizeram com que, em pouco tempo, a atenção se voltasse para o segmento digital", lembra André Saliba, Diretor Comercial.
O início
André Saliba fundou a Bolt Brasil com os sócios Alexandre Estanislau e Marco Antônio Estanislau, que continuam à frente da gestão da empresa. O início da história foi marcado pela inovação, atributo que acompanha os principais passos da organização há uma década.
Alexandre lembra que, em 1999, atuava como designer freelancer para empresas de porte em Minas Gerais na época, entre elas Arezzo e NET Service (atual Portal Uai). Como a demanda para estes e outros clientes foi crescendo, ele avaliou a necessidade de constituir uma empresa para ampliar o alcance das ações e a profissionalização da prestação de serviços. Foi então que André e Marco criaram um plano de negócios para a Bolt Interativa, primeiro nome da empresa, como projeto de conclusão do curso de Administração de Empresas. O plano venceu o Prêmio SEBRAE na área de novos negócios.
A partir dos dados apurados, os profissionais confirmaram que valia o investimento na empresa, pois o mercado digital iniciava sua trajetória e havia espaço para a entrada de uma nova empresa. E a Bolt já nasceu vencedora. "No início da nossa trajetória, conquistamos os prêmios do Clube de Criação de Minas Gerais por dois anos consecutivos, em 2000 e 2001, incluindo o Grand Prix nas principais categorias. A partir daí, o mercado começou a olhar de forma diferente para a publicidade online. O segmento dava apenas os primeiros passos", recorda Alexandre.
A evolução
A Bolt Interativa mudou de nome para Bolt Brasil Comunicação Digital, em 2002, ampliando sua atuação no mercado online. Alcance, agilidade, custo e interatividade eram atributos que direcionavam as ações com os clientes. "Além de mostrar que o investimento na web era bem menor que na publicidade tradicional, a Bolt conseguiu provar aos clientes que as campanhas de relacionamento digital também poderiam ser mensuradas, ampliando o alcance da marca junto ao público potencial, gerando resultados constantes", destaca Alexandre.
"Os dirigentes das empresas ainda estão evoluindo digitalmente. Alguns ainda acreditam que a modernização passa apenas pelo e-mail, MSN ou Skype, e ainda não se atentaram para a importância das campanhas digitais de relacionamento, do e-mail marketing, do marketing viral, das redes sociais, entre outros, e perdem importante espaço no mundo dos negócios via web. Mas esta visão está mudando, já sentimos o reflexo disso", reforça André Saliba.
Os diferenciais
O potencial do mercado web no Brasil é outro ponto que merece destaque e que também acompanha a história da Bolt. De acordo com recentes pesquisas de renomados institutos, o país destaca-se na internet por uma característica homogênea de seus usuários: a capacidade de se relacionar. O Orkut, por exemplo, tem os brasileiros como maior porcentagem de usuários: 49%. Dos 54 milhões de internautas, 76% no Brasil utilizam o Orkut como ferramenta de relacionamento.
A Bolt Brasil também acompanhou a evolução do e-commerce no Brasil, que atualmente está em boa fase, e que responde pelos bons resultados de muitas empresas com lojas virtuais. Em 2008, a internet movimentou mais de oito bilhões de reais, um crescimento de 30% em relação a 2007. Mais de 13 milhões de pessoas no Brasil já compraram ao menos uma vez pela web.
Segundo Marco Antônio Estanislau, Diretor da Bolt, a análise do comportamento dos usuários na internet também ajuda a construir as estratégias de negócios dos clientes no universo digital. As mulheres representam 51% dos consumidores e, em 2008, a classe C foi responsável por 42% de todas as compras. "Investir na internet está se tornando uma das melhores ferramentas de negócios para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo", avalia Marco.
Outro pioneirismo da Bolt Brasil no mercado digital foi o investimento no trabalho com mídias sociais. O tema ganhou força no Brasil no último ano, mas a agência já estudava o assunto há bem mais tempo, antenados com as tendências mundiais para o segmento. Hoje, por exemplo, a Bolt mantém duas profissionais especialistas em redes sociais monitorando as ações da empresa e também o mercado.
O Chevrolet Hall, que é cliente da Bolt Brasil desde a abertura do espaço de eventos, em 2004, está colhendo os bons resultados da utilização de recursos interativos como Twitter, Ustream, Flicker, Orkut, Facebook, entre outros, como ferramenta de negócios, para se comunicar diretamente com seu público de interesse. "Quando as empresas compreenderem a web como uma mídia que não é de massa, mas que fala com públicos específicos, e que têm características próprias e impõe ao mercado publicitário uma nova postura, as inúmeras possibilidades deste vasto universo serão mais bem exploradas", alerta Marco.
O blog Mercado Web Minas saúda a Bolt Brasil pelos seus 10 anos!
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2 comentários :
Triste que o Alexandre diga que fez projetos freelance para a AREZZO. Na verdade ele era funcionário da E-MEDIA a agência que realmente atendeu a Arezzo em Minas Gerais de 1998 a 2001.
Fico realmente chateado com o fato da Bolt esquecer ou omitir suas origens. Na época ele e o Marco propuseram de ser sócios na E-MEDIA e eu e meu irmão não aceitamos.
Inclusive o case AREZZO foi usado para alavancar a Bolt no seu início, o que criou no mercado a idéia que a Bolt fez o projeto. Na verdade o Alexandre foi o programador Flash do projeto enquanto profissional E-MEDIA.
A quem Honra, Honra.
Fica aqui meu comentário.
Quê isso... entrei no site da Arezzo e tá o maior omossecsualismo; a filha do fábio júnio beijando a maya da novela. Esse mundo tá doido mesmo.
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