Solution adota nova estrutura e quer crescer 30% em 2009
A matéria abaixo foi publicada neste domingo no Jornal Estado de Minas, na coluna "Arte Final", de Edison Zenóbio.Uma empresa com estrutura horizontalizada e líderes em cada área de competência. É a nova estrutura da Solution Comunicação, fruto de um processo de reestruturação organizacional iniciado em janeiro de 2008. Com as mudanças, a agência, fundada há 12 anos, surpreende o mercado ao abandonar o modelo adotado há décadas pelas agências de propaganda no país.
De acordo com o presidente da Solution, Fernando Campos, a nova formatação obedeceu a um rigoroso planejamento. “Se antes tínhamos um diretor de atendimento para todos os clientes, agora, com o choque de modernidade que fizemos, há um para cada grande conta”, explica Campos. Na área de mídia, em vez de um executivo para todos os clientes, a agência passou a ter um profissional para cada grande cliente ou núcleo de clientes, sob a coordenação de um diretor de atendimento.
Outra área estratégica da empresa que passou por importante mudança estrutural foi a criação. Enquanto o modelo tradicional prevê um diretor tendo como subordinadas as áreas criativas (web, publicidade e design), com a nova estrutura, essas três áreas passaram a ser gerenciadas por três novos diretores de criação, especialistas em cada uma delas.
Na avaliação de Campos, a grande novidade da estrutura adotada são os núcleos de atendimento, que passaram a funcionar como agências exclusivas para cada cliente, dentro de uma grande agência. Cada um desses núcleos tem estrutura completa: diretor, gerentes de atendimento, de planejamento e de mídia, produtores gráficos, arte-finalistas, revisor e analista de faturamento. “Todos trabalham com foco exclusivo, o que permite ao núcleo de atendimento ser realmente uma extensão do departamento de marketing de cada cliente”, ressalta o presidente da Solution. As únicas áreas que continuam trabalhando em pool, atendendo todos os clientes, são os núcleos de web, publicidade e design.
Fernando Campos considera que, até hoje, o modelo tradicional de atuação das agências não havia sido revisto porque durante muitos anos foi eficiente. “No entanto, os tempos são outros: no passado, os clientes também adotavam uma estrutura mais vertical, com pouco conhecimento de marketing e comunicação e, normalmente, a interlocução da agência era com os sócios das empresas atendidas.” Ele avalia que hoje as companhias estão com novas estruturas horizontalizadas, em que o poder foi distribuído por competências. Novos interlocutores surgiram no relacionamento (gerentes de marketing, de produto, de comunicação institucional, de vendas, de planejamento, entre outros) e muitos têm conhecimento ampliado sobre o que acontece na comunicação, desde os anúncios tradicionais até mídia digital. “Isso exige mais competência e agilidade das agências e foi pensando nesse novo cliente que a Solution mudou”, afirma Campos.
A estratégia da Solution tem se mostrado acertada, revela o publicitário. Em 2008, a agência, que emprega 68 profissionais, registrou crescimento real de 73% em relação ao ano anterior e, em 2009, continua em trajetória ascendente. O primeiro bimestre deste ano já mostra crescimento de 52,8% em comparação ao mesmo período de 2008. “Nosso planejamento prevê expansão de 30% este ano e temos meta de conquistar mais uma grande conta, como aconteceu com a Vivo em 2008, o que poderá alterar para mais essa estimativa”, afirma Fernando Campos.
Ele ressalta que o bom desempenho da agência está diretamente ligado aos resultados apresentados pelos clientes no mesmo período. “O Grupo Localiza (aluguel de carros, administração de frotas e venda de carros seminovos), a Patrimar Engenharia, a Faculdade Pitágoras, o jornal Estado de Minas, a Orthocrin, o Shopping Cidade e a Vivo, entre outros, estão crescendo e mantendo investimentos em comunicação”, observa.
Fernando Campos e os diretores de criação, Guilherme Albuquerque (design), Márcia Lima (publicidade) e Ivo Antonione (web), e as diretoras de atendimento Thaís Freitas, Tânia Souza e Flávia Freitas. Foto: Felipe Guedes/Divulgação
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário