Coluna Briefing de 22 de fevereiro de 2009
Separei algumas notas publicadas no domingo de carnaval (22/02) pela coluna Briefing, de Édison Zenóbio, no Jornal Estado de Minas:FIAT
Instalado há 32 anos em Minas, quando foi construída a montadora de Betim, o grupo Fiat Automóveis nunca teve sua conta principal atendida por uma agência mineira. Empresas paulistas vêm se revezando, ao longo dos anos, no desenvolvimento da comunicação da empresa italiana, que tem na fábrica brasileira seu principal negócio.
FIAT 2
Agora, Minas corre o risco de perder uma fatia da verba publicitária da Fiat. A montadora rescindiu o contrato com a Domínio Público, que atendia a Iveco. A conta teria ido para a paulista Neogama, e a agência mineira já estaria demitindo funcionários, por ter perdido seu principal cliente.
FIAT 3
Essa mudança faz parte de uma estratégia mais abrangente. A Fiat do Brasil decidiu criar uma empresa para centralizar todas as compras do grupo, o que inclui a publicidade da Fiat Automóveis, Iveco, New Holand, Fiat Allis e outras. O processo começou pela conta da Iveco, e foram chamadas para participar da concorrência 10 empresas de publicidade, sendo apenas duas de Minas: a própria Domínio Público e a Jbis, do publicitário Roberto Hilton. Elas vão disputar com a Ogilvy, Leo Burnett (atende a conta principal da montadora), Giovani e MPM, entre outras gigantes do ranking nacional. Uma nova exigência da Fiat é quanto à remuneração: preço terá alto peso na concorrência. Quem oferecer melhores descontos sai na frente. Uma pena, já que criatividade, principal ingrediente de uma agência, não pode ser cerceada por tabelas de remuneração impostas pelo cliente...
CONCORRÊNCIA
A Interface Comunicação Empresarial venceu concorrência para produzir as publicações internas da Fiat Automóveis. Entre outras atividades, a agência é responsável pela produção editorial e design gráfico das revistas Expresso Fiat e Fiat em Família. A Interface já iniciou as atividades e, para atender as demandas, contratou a jornalista Eliza Caetano, com dedicação integral. Também participam do projeto as jornalistas Flávia Fonseca, Verônica Soares e Flávia Ayer. Segundo o diretor-presidente da Interface, José Renato Lara, a agência tem um departamento de publicações responsável pela produção de mais de 25 jornais, revistas, newsletters e manutenção do conteúdo de web sites.
PÓS-GRADUAÇÃO
A Fumec oferece vagas para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em design e cultura; gestão estratégica de marketing e mídia; e comunicação mercadológica. As inscrições podem ser feitas pelo portal www.fumec.br ou pessoalmente, na Rua Gonçalves Dias, 31, Bairro Funcionários, até 13 de março. Informações: (31) 3280-5000 ou 0800 300 200.
DESIGNER GRÁFICO
Produtora de eventos contrata profissional com experiência em Corel Draw, Photoshop e Ilustrator. Currículo e portfólio para criacao@supperproducoes.com.br.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário