Startup mineira cria QR Code para encontrar animais desaparecidos

Nenhum comentário
A PetQR é um projeto idealizado por jovens com duas paixões em comum: seus animais de estimação e as redes sociais. Hoje em dia são bastante comuns no Facebook os compartilhamentos de fotos de cães e gatos desaparecidos. Surgiu daí a idéia de criar uma medalha de identificação para pets com um QR code, que é um código de barras 2D que após a decodificação passa a ser um link para um site na internet - no caso um perfil online do cão ou do gato.

Cada medalha PetQR possui um QR code único vinculado ao perfil online do pet, onde seus donos podem incluir, além de seus contatos de telefone e e-mail para casos de emergência, várias outras informações que poderiam ser úteis a quem o encontrou como por exemplo seu histórico médico, se ele faz uso de algum tipo de medicamento, se é alérgico, cartão de vacinação, etc.

Funciona da seguinte maneira: toda vez que o status de um pet é alterado para "Perdido", o sistema gera automaticamente um poster de pet desaparecido com as principais informações sobre ele e notifica os outros usuários da mesma região incentivando o compartilhamento nas redes sociais.

Além disso, o dono do pet poderá monitorar a sua localização. Apesar de não haver um GPS acoplado à medalha de identificação, sempre que a leitura do QR code for efetuada por um dispositivo (smartphone, tablet, notebook, etc...) que possua esse tipo de tecnologia, será emitida uma notificação com os dados de localização do pet para o e-mail cadastrado em tempo real.

A identificação com as medalhas PetQR é indolor, não-invasiva, mais econômica e mais prática que os microchips, uma vez que elas podem ser lidas pela maioria dos aparelhos celulares com câmera e conexão à internet, dispensando a busca por clínicas ou petshops com leitores específicos.

Para os sócios mineiros Leonardo Saliba (formado em Farmácia) e Alessandro Rios (formado em Direito), a PetQR não é apenas mais um projeto, já é uma startup em atividade. "Já possuimos um plano para a segunda fase, com novas funcionalidades e novas parcerias", afirma Leonardo Saliba. Na segunda etapa que será implementada nos próximos meses, será possível também a interação entre os usuários, permitindo, por exemplo, a busca de namorados(as) para os pets.

O lançamento do projeto aconteceu no dia 20 de julho, com ações de lançamento em Belo Horizonte. Os proprietários de animais de estimação de todo o Brasil poderão adquirir suas tags no site www.petqr.com.br, desenvolvido pela Origami, no qual se cadastrarão para incluírem seus pets na Rede de Proteção PetQR.

O público-alvo da PetQR são pessoas apaixonadas por seus animais de estimação e que gostem também de tecnologia.

Mais informações com Alessandro Rios e Leonardo Saliba.

www.facebook.com/petqroficial
https://twitter.com/petqr_oficial
http://instagram.com/petqr/

Nenhum comentário :