Conexão Digital 1073 - CL1 é o 1º PC biológico do mundo que usa neurônios humanos
A startup australiana Cortical Labs lançou o CL1, o primeiro computador biológico comercial. Esse dispositivo, do tamanho de uma caixa de sapatos, usa neurônios cultivados a partir de células-tronco para criar uma inteligência artificial biológica. Os neurônios aprendem por estímulos eletrofisiológicos e já demonstraram habilidades básicas, como jogar Pong, por exemplo.
Diferentemente dos computadores tradicionais, o CL1 precisa de condições especiais pra manter os neurônios vivos. Seu objetivo é explorar a Inteligência Biológica Sintética, combinando aprendizado de máquina e biologia para criar sistemas que imitam o cérebro humano. Embora ainda não possa competir com inteligências artificiais como GPT, sua eficiência energética pode revolucionar o setor, já que consome muito menos eletricidade do que os modelos convencionais.
A tecnologia também tem aplicações médicas promissoras, como o estudo de doenças neurodegenerativas e o desenvolvimento de novos tratamentos. Apesar de debates éticos, os pesquisadores acreditam que o CL1 pode ser um marco na fusão entre biologia e inteligência artificial, abrindo novas possibilidades para o futuro da ciência e da tecnologia.
E você, já imaginou que estaríamos vivendo uma época em que neurônios vivos pudessem ser cultivados dentro de computadores? Parece coisa de série de ficção científica, né. Como diz um amigo meu: "isso é muito Black Mirror". Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário