Conexão Digital 1297 - Vírus de TV Box faz 2 milhões de vítimas e atinge brasileiros
E continua a guerra contra os serviços de streaming piratas: as famosas TV Box. Tem uma operação criminosa gigante rolando e transformando milhões de aparelhos em “zumbis digitais” e a maioria das pessoas nem sabe que está sendo usada.
Essa espécie de vírus se chama Kimwolf, e desde agosto de 2025 já infectou mais de 2 milhões de dispositivos, principalmente smart TVs e TV boxes. O mais assustador é que muitos desses aparelhos já chegam infectados de fábrica. Ou seja: você tira da caixa, liga na TV, conecta no Wi-Fi e pronto, o aparelho vira parte do esquema criminoso.
Esses dispositivos são usados para ataques DDoS, aquele tipo de ataque em que milhões de máquinas acessam um site ao mesmo tempo pra derrubar o serviço. O Brasil é um dos países mais afetados, já que muita gente compra TV box sem firewall, sem antivírus e sem segurança nenhuma.
Ao invadir as redes dos usuários, os hackers ganham dinheiro de quatro formas: vendendo banda larga das vítimas, usando as redes raptadas pra aplicar golpes sem serem rastreados, instalando aplicativos escondidos nos aparelhos infectados ganhando comissão com isso e ainda alugando a infecção para ataques de outros hackers sob encomenda.
O pior de tudo: os donos dos aparelhos são vítimas duas vezes. Primeiro porque têm a internet usada e a privacidade violada. Depois porque viram cúmplices sem saber, pois é o endereço IP deles que é rastreado pela polícia. Se o teste der positivo, não adianta só resetar. Muitas vezes o aparelho precisa ser completamente reformatado ou até descartado.
As recomendações pra evitar essa dor de cabeça são simples: Evite TV boxes genéricos e prefira marcas confiáveis com Google Play Protect (Chromecast, NVIDIA Shield, Xiaomi etc). Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/Q/H/z0X3ojSfas2fFyeBMXlA/novo-projeto-22-.png)
Nenhum comentário :
Postar um comentário