Conexão Digital 1167 - Governo brasileiro poderá taxar as bigtechs americanas

Nenhum comentário

Por Marcelo Braga Sander, para o blog Mercado Web Minas e as rádios 93FM, Costa do Sol, Web Novidade e Rádio Câmara 7L

Eu até tento evitar falar de política aqui, mas quando ações de governos impactam nas novas tecnologias, não tem como eu não te trazer essas informações, pois elas podem impactar diretamente não apenas na forma como o marketing digital é feito, mas também na forma como usamos a internet como um todo. Mas eu tento sempre ser o mais imparcial possível. E hoje não vai ser diferente. 

Com o tarifaço de 50% dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos anunciado pelo presidente Donald Trump duas semanas atrás, na semana passada foi a vez de o Governo Brasileiro anunciar que, com a lei de reciprocidade, poderá taxar produtos e serviços americanos no Brasil. O alvo principal seriam as bigtechs. E aqui estou falando especificamente de Google, Amazon, Meta e Microsoft. 

Essa possível taxação, ainda não explicada e nem um percentual anunciado, pode sim impactar os preços de softwares como Windows e o pacote Office, produtos vendidos pela Amazon e o faturamento de assinaturas e anúncios que rodam nas redes sociais da Meta, como Facebook e Instagram. Acho pouco provável que essas bigtechs deixem de operar no Brasil, pois somos um dos maiores mercados dessas empresas. E, embora paguem poucos impostos, geram milhares de empregos. 

Talvez, com essa iniciativa, as próprias bigtechs possam fazer um esforço para convencer o presidente dos Estados Unidos a reduzir ou mesmo retirar a taxação de 50% aplicada aos produtos brasileiros. 

Quem será que tem mais a perder com isso? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Nenhum comentário :