Mais um exemplo de obsolescência programada, quando a indústria deixa de dar assistência a determinados produtos, praticamente nos obrigando a comprar um modelo novo. Dessa vez, é o Windows 10.
A Microsoft anunciou que o suporte ao Windows 10 vai ser encerrado em 14 de outubro de 2025. Após essa data, o sistema não vai receber mais atualizações de segurança, suporte técnico ou correções de bugs, deixando os usuários expostos a riscos de segurança. A empresa recomenda fortemente a migração para o Windows 11 o quanto antes.
Lançado em 2015, ou seja, há dez anos, o Windows 10 foi um marco na história dos sistemas operacionais da Microsoft, modernizando a interface e introduzindo aplicativos como o Xbox e o Microsoft Edge.
Hoje, ele ainda está presente em mais de 60% dos PCs no mundo. No entanto, com o fim do suporte, serviços como o OneDrive podem ficar mais lentos, e a incompatibilidade com aplicativos e riscos de ataques cibernéticos aumentam consideravelmente.
A atualização para o Windows 11 pode ser feita de forma simples: acessando o menu de atualizações do sistema, usando o Assistente de Instalação ou criando uma mídia via pendrive ou CD.
A Microsoft flexibilizou os requisitos do Windows 11, permitindo que mais usuários façam a migração. E nem precisa ser uma versão pirata, já que é possível instalar o sistema gratuitamente, mas sem ativação ele exibe uma marca d’água até a inserção de uma chave de licença.
Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário