RESUMÃO: ID360 2018

Um comentário
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A Era do Achismo Acabou!

Sim, mais precisamente em setembro de 2016, quando foi realizada a primeira edição do ID360, único evento de marketing digital por dados da América Latina, organizado pela agência digital Buscar ID, de Belo Horizonte. A terceira edição, realizada dias 30 e 31 de agosto deste ano, marcou o encontro de dois gigantes: o maior evento de marketing digital de Minas Gerais e o Estádio Mineirão (Toca 2), com mais de 900 participantes.

A programação, em sua maioria, foi simultânea, com até 4 palestras acontecendo ao mesmo tempo. Difícil acompanhar tudo. Quem estava em grupo, se dividia para aproveitar melhor a programação com grandes nomes e outros nem tão conhecidos assim, mas com muito conteúdo para apresentar. As maiores estrelas, no entanto, foram os dados. Quase todas as palestras focaram na importância do uso dos dados para a criação de insights, seja nas redes sociais, nas buscas ou mesmo na inteligência artificial. Passo agora minhas rápidas anotações das palestras que consegui acompanhar (em evento com palestras simultâneas sempre fica aquela sensação de estar perdendo uma ótima palestra na sala logo ao lado). Foram mais de 30 palestras, mas "só" consegui assistir a 12! rs

Rafael Rez - Nova Escola de Marketing
Dispensa maiores referências. Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". (COMPRE AQUI COM UM DESCONTÃO!)
Falou que as pessoas vêm antes dos dados, explicou as diferenças entre métricas e performance e disse que inbound em geral não se aplica a e-commerce.

Filipe reis - Supersonic
Falou bastante sobre a importância de fazer testes A/B com tudo, cores, botões, imagens, funcionalidades. Listou os 10 pecados na otimização de conversão: não tentar otimizar; começar e parar no tempo; usar receita de bolo; copiar concorrentes; não ouvir quem mais importa; testar sempre hipóteses sólidas; medo de ser agressivo; otimizar sem testes científicos; ficar cego pela taxa de conversão final; e desistir no meio das batalhas difíceis.

Ronaldo Gazel -  Bibimbap / MTE
Sou suspeito pra falar do Gazel. Fomos contemporâneos de BH Tec de 2004 a 2007 (se não me falha a memória). É o mestre das mixed realities. Já é a quinta ou sexta vez que assisto à palestra dele sobre a ampliação e ressignificação dos inputs por meio de realidade virtual e realidade aumentada, entre outras novidades tecnológicas.

Edu Costa - LinkedYou
Social Selling no Linkedin foi o tema da palestra. Palestra didática e engraçada na medida certa. Prendeu bem a atenção, ainda mais depois do almoço. Falou de marca pessoal; como criar conexões; mostrou filtros para achar as pessoas certas; apresentou uma planilha com checklist para otimizar o perfil no Linkedin; apresentou alguns apps como o photofeeler e o snappr (que ajudam a escolher a melhor foto para o seu perfil) e lembrou que o Linkedin (ainda) é a rede com maior alcance orgânico. Link pra baixar a planilha: bit.ly/quero-leads

Mônica Hauck - Solides
Palestra "Como a Mensuração de Dados vem Afetando a Gestão de Pessoas". Falou muito do uso de dados, métricas, mensuração, avaliações, postagens nas redes, etc, para avaliação de candidatos a vagas de emprego. Muita gente não se dá conta do quanto nossas ações online dizem sobre nós.

Rodrigo Nascimento - Buscar ID
O "culpado" pelo evento, o "CPT" (Chefe da Porra Toda), como citou o "mestre sem cerimônia" (https://lucasverissimo.art.br/mestre-sem-cerimonia) Lucas Veríssimo. Rodrigo também deixou sua lista para um bom marketing por dados: 1. Pré-requisitos; 2. Mensuração; 3. Insights; 4. Decisões por dados; 5. Growth (crescimento acelerado). Falou também em integração entre as plataformas e a utilização de dashputs.

Stéfany Mazon - IBM
Como Inovar com Inteligência Artificial
Stéfany é uma das engenheiras por trás do Watson, a inteligência artificial da IBM. Falou de chatbots, redes neurais, Jeopardy, machine learning, deep learning e suas possibilidades. Tagueamento de conteúdo, mídia programática, marketing assistant, conteúdo personalizado em escala e insights de audiência. Como cases, mostrou os comerciais da Bia (inteligência artificial do Bradesco) e do Watson Marketing.

Logan e Dennis Yu - CTO Facebook
Futuro do Facebook, as receitas para o sucesso
Resumidamente: faça (e impulsione) vídeos no Facebook. Vídeos curtos (de um minuto), legendados, com gancho inicial, que contem uma história, que falem de dor e prazer logo no início, que tenham CTA (Call To Action), gravados na vertical, impulsionando US$ 1 por dia. "Seja especialista em vídeos de um minuto". Não quer aparecer no vídeo? Seja o "Spielberg" do Facebook. Vá para trás das câmeras. Live: faça, depois edite em vários melhores momentos de um minuto. "Ninguém assiste live gravada, é como comer batata frita fria".

Mayumi Sato - Sexlog
Falou sobre Dataporn. Foi a palestra mais engraçada de todas. Além do tema, teve a simpatia e conhecimento da Mayumi. Ela mostrou como fazem para driblar a proibição de impulsionamento nas redes sociais e Google de posts e anúncios relacionados ao tema da maior plataforma de swing do Brasil, com 9 milhões de contas. Apresentou também alguns dados curiosos, como o fato de a rede ter se tornado o "IBGE do sexo", sendo sempre consultada por jornalistas para matérias relacionadas ao tema. Apresentou cases (Flamengo, Idosos e Programa Eleitoral).

Raquel Scrivano - Head da Kolab (Central de Mídia da Coca-Cola)
Por que Dados Importam na Publicidade
Além de apresentar cases digitais da Coca-Cola (óbviO), falou de forças disruptivas, dados empoderando a criatividade, dados para ajudar a entender pessoas, inspirar, gerar ideias e aumentar a criatividade. Citou Netflix e BuzzFeed como empresas 100% data driven.

Carlos Alberto Ferreira Jr - Globo
A Globo nas Redes Sociais
Outra palestra fantástica, cheia de cases e muito engraçada. A Globo tem mais de 12 mil funcionários. As redes sociais focam mais em memes, bastidores, fugindo do óbvio de apenas replicar o que passa na TV. Como cases principais, mostrou a cobertura exclusiva da Copa do Mundo da Rússia, do Criança Esperança (inclusive com um case feito por meio de um contato realizado no ID360 do ano passado) e a entrada do Sítio do Pica Pau Amarelo no Globo Play, aproveitando o meme da Cuca. Ganharam Prêmio Internet Awards em NY.

Ufa! Infelizmente não deu pra acompanhar tudo (e perdi inclusive a palestra mais aguardada por todos, do Sean Ellis, o "papa" do Growth hacking). Mas foi uma experiência fantástica com certeza, não só pelo aprendizado, mas também pelas conexões que a gente sempre acaba fazendo. Conversei com o Bruno Vasconcelos no stand da Stalo Comunicação. Para ele, o ID 360 "se mostrou como uma importante janela para o futuro da Comunicação e das soluções em tecnologia. Pude ver jovens talentos e talentos consolidados se reinventando e buscando respostas para suas teorias que na prática não funcionam mais. O evento precisa crescer e ter mais adesão, porém, trouxe para BH um novo mindset uma uma forma nova de ver a janela do digital que se abra aos poucos para nós mineiros."

Rodrigo Nascimento, da Buscar ID e idealizador do evento, também se posicionou no Facebook.


Mais fotos:

Gigante da Pampulha, também conhecido como Toca 2
Ronaldo Gazel
Rodrigo Nascimento, o "CPT" do ID360
Participantes fazem a "cesta" depois do almoço enquanto aguardam as próximas palestras

Ti Bot, robozinho melancólico, mas cheio de sarcasmo ;-)
A palestra dele foi uma da que perdi ;-(

Tentando levar o Rafael Rez pra palestrar em Sete Lagoas ;-)

Um comentário :

Elis Amâncio disse...

Queria muito ter ido ao evento, não foi desta vez! Mas, valeu demais ler seu post, Sander. Obrigada por compartilhar!