14/08: Governo de Minas e Ericsson promovem Innovation Day BH

Nenhum comentário

Como forma de ampliar as discussões sobre os desafios e oportunidades da inovação, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Ericsson, promovem nesta quarta-feira (14), às 10h, o Innovation Day BH, no Ouro Minas Hotel. O evento, que marca a parceria entre o Estado e a Ericsson, vai reunir especialistas do mercado e autoridades para discutir os rumos da inovação. Essa união já resultou em investimentos de R$ 20 milhões na implantação de dois centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e capacitação profissionais em tecnologias de ponta.

No Innovation Day serão abordados temas como a contribuição da Parceria Público-Privada para a formação de profissionais especializados e o desenvolvimento de soluções para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além das políticas públicas de apoio à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, Minas Gerais tem trabalhado efetivamente com diversas parcerias dentro da filosofia da hélice tríplice, na qual o governo, as empresas e a academia trabalham juntos para acelerar a inovação no estado. Narcio reconhece as parcerias como fundamentais para que o estado avance cada vez mais na inovação e atraia novos investimentos em ciência e tecnologia, o que torna o estado mais competitivo e capaz de gerar mais empregos nas diversas regiões.

Segundo o diretor de Inovação da Ericsson no Brasil, Edvaldo Santos, “este encontro é uma grande oportunidade para colocar em pauta as diversas oportunidades de parcerias entre os setores público e privado, como atração de investimentos que fortalecem a relevância da produção científica no país e do desenvolvimento do setor e de profissionais qualificados”.

Investimentos

Em 2010, o Governo do Estado de Minas e a Ericsson firmaram parceria para instalação de dois Centros de P&D para o setor de Telecomunicações, um no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, e outro no Centro de Inovação Tecnológica (Fitec), em Belo Horizonte.

Os projetos mineiros são focados no desenvolvimento de Sistemas de TV sobre protocolo IP, Tarifação e Aplicações Multimídia. Juntos, Estado e Ericsson investiram R$ 20 milhões para a criação desses dois centros ao longo dos últimos três anos. Cerca de 80 profissionais foram recrutados e qualificados em tecnologia de ponta como parte dos projetos, e treinamento na Suécia, Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Índia.

Nenhum comentário :