Programa da Fumsoft apoia sete ideias de negócios de TI na PUC Minas

Nenhum comentário
Sete ideias de negócios do setor de tecnologia da informação (TI) estão sendo desenvolvidas no Programa de Aceleração Célula PUC Minas, da Fumsoft. A iniciativa tem como objetivo apoiar alunos da instituição que querem transformar ideias inovadoras em startups de TI. Esta é a nona edição do programa, que já desenvolveu 36 planos de negócios e ajudou a formar sete empresas que estão atuando no mercado.

A coordenadora de empreendedorismo da Fumsoft, Daisy Melo (foto), explica que o programa dura seis meses, tempo que os alunos têm para validar suas ideias por meio de uma metodologia chamada linha startup. "A ideia é que nesse período os alunos possam entender quem é o seu cliente e qual o mercado em que ele vai atuar. Elas ainda constroem um produto que é testado no mercado para saber se há ou não interesse nele", diz.

Ela afirma ainda que o programa começou com quatro ideias de cada vez, mas que nesta edição foram selecionadas sete. "Durante os programas anteriores foram 36 ideias atendidas. Desse total, sete se tornaram empresas e estão atuando no mercado, sendo que duas delas receberam inclusive investimentos externos", informa. Quase 120 alunos já participaram da célula.

Os estudantes têm a oportunidade de conviver com empresários e ainda participam de palestras e treinamentos voltados para a gestão do negócio. Ao longo das últimas nove edições foram mais de 400 horas de consultoria e mais 150 horas de treinamentos.

O suporte inclui ainda um espaço físico dentro da Fumsoft no formato de uma workstation com mobiliário, telefone, conexão à internet banda larga e toda a infraestrutura necessária. Ao final do programa, os alunos são avaliados e, se aprovados, podem optar por continuar o processo de desenvolvimento no Programa de Aceleração de Startups da Fumsoft. Até hoje já foram realizadas 17 bancas de julgamento.

A atual edição do programa selecionou as mais variadas ideias. O grupo chamado Angra Gamificações propõe o desenvolvimento de uma plataforma virtual de ensino para melhoria de aprendizagem dos estudantes por meio da gamificação de conteúdos pedagógicos. O Cardápio Digital pretende desenvolver um aplicativo para tablets e smartphones que funciona como uma interface de aproximação entre clientes e restaurantes.

Já a Cuidare Online quer criar uma comunidade na internet para cuidadores de idosos, crianças e animais de estimação que atenda às áreas de beleza, saúde e bem-estar. A Eventime vai trabalhar para desenvolver um sistema de busca de eventos on-line por afinidades. A ideia da Tevi é um aplicativo para redes sociais voltado para universitários que querem interagir com outras pessoas.

A Segurança Veicular pretende desenvolver um dispositivo para carros que bloqueie as funções em caso de furto ou roubo. A Testa pra Mim pretende colocar no mercado uma ferramenta de pesquisa voltada para empresas desenvolvedores de software. Daisy Melo explica que os critérios adotados para selecionar os projetos são o grau de inovação e a disponibilidade dos alunos para se dedicar ao programa.

Fonte: Julia Duarte - Diário do Comércio

Nenhum comentário :