Startup DNA Labs lança o NowOn, Web App de ofertas instantâneas

Nenhum comentário
Com a proposta de reunir promoções instantâneas dos endereços gastronômicos mais badalados de Belo Horizonte (MG), a startup DNA Labs lançou o website multiplataforma NowOn (www.nowon.com.br) que oferece aos proprietários de restaurantes, bares e cafés autonomia de gerenciar as suas ofertas em tempo real e, ao público, a possibilidade de adquirir, pelo próprio celular, tablet ou computador, vouchers para utilizar descontos na mesma hora ou no mesmo dia. O usuário ainda pode compartilhar as experiências gastronômicas com os amigos a partir de uma rede social integrada ao Facebook, numa espécie de social game. As ofertas possuem de 30% a 70% de desconto e podem ser reinvidicadas do momento de aquisição dos vouchers até o final do mesmo dia, de acordo com o horário estabelecido pelo restaurante.
 

Os empreendedores Cristiano Botelho e Phillip Matos, fundadores da startup DNA Labs e autores do inovador NowOn
Crédito foto: Diego Abner

O NowOn (www.nowon.com.br) é um sistema multiplataforma que pode ser acessado de computadores, smartphones e tablets, que oferece ofertas instantâneas de restaurantes, bares e cafés, na capital mineira. O usuário pode explorar as oportunidades mais próximas toda vez que quiser sair para comer ou se divertir. A pessoa pode, então, comprar um voucher, pelo próprio celular, e ir para o estabelecimento escolhido para utilizar o desconto na mesma hora ou no mesmo dia. O sistema conta com uma rede social integrada ao Facebook que estimula a troca das boas experiências entre os usuários com créditos e badges, que exploram o conceito de colecionar de sabores. “Colecionar badges é contemporâneo, cult, urban e autêntico”,  comenta o fundador da DNA Labs e diretor de desenvolvimento do NowOn, Cristiano Botelho. 

Para os empresários da área da gastronomia, o NowOn significa uma oportunidade de anunciar e controlar promoções de acordo com a sua necessidade, uma vez que são as próprias casas que fazem a gestão das ofertas. É possível escolher, por exemplo, quais serão os dias, os horários e os tipos de oferta, quantos vouchers serão disponibilizados e quais os produtos serão ofertados. As ofertas só são divulgadas no dia em que são válidas e os vouchers de desconto devem ser utilizados neste mesmo dia, no horário indicado pelos estabelecimentos. Independente das ofertas e promoções, as casas participantes do NowOn contam com um perfil no sistema para a divulgação permanente das suas informações gerais, com cardápio completo e fotos.

“Percebemos o esgotamento dos sites que exploram a venda de cupons na internet, tanto para os restaurantes, que buscam fidelizar clientes, quanto para os consumidores, que esperavam por dias ou precisavam fazer reservas para consumir os produtos ofertados. Daí surgiu a idéia do NowOn, um sistema que permite ao restaurante aumentar as vendas com vantagens direcionadas ao seu verdadeiro público-alvo e, ao mesmo tempo, permite ao usuário consumir de imediato produtos com descontos, na hora da fome ou diversão”, explica o fundador da DNA Labs e diretor comercial do NowOn, Phillip Matos.

Com um investimento na ordem de R$ 100 mil para o desenvolvimento e lançamento do produto, o NowOn inicia as operações na capital mineira e já planeja crescer. “Agora é hora de testar o sistema, conquistar usuários e novos parceiros para chamar a atenção de investidores e viabilizar a expansão do negócio. Nosso objetivo é disponibilizar o NowOn também nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, o mais rápido possível”, revela Cristiano Botelho.

Social Game“Outro aspecto explorado no NowOn é o viés da gameficação. O público é estimulado a classificar as ofertas e casas participantes, o que fará com que os produtos e casas tenham mais ou menos destaque no sistema. Quem compra vouchers ou compartilha as boas experiências no NowOn também é recompensado com créditos para a compra de novos vouchers”, explica Cristiano Botelho.

Conheça os bares e restaurantes em Belo Horizonte que já participam do NowOn:
Almanaque Anchieta
Almanaque Minas Shopping
Almanaque Shopping Cidade
Alquimia
Benzadeus Café
Boi Lourdes
Boi Lourdes Anchieta
Boi Lourdes Savassi
Boteco da Carne
Café Palhares
Contemporâneo
Devassa
Dia de Ler Cafeteria
Dirceu Botequim
Divino
Easy Ice BH Shopping
Easy Ice Savassi
Empório Serafina
Enzo Steak House
Gonzaga
L'Entrecote
Maharaj
Maná Fine Sandwiches
Mixido
Mole Antonelliana
Monjardim Costelaria
Na Mata Café
Paradiso
Parrilla São Bento
Pellegrino
Petiskaldos
Redentor
Rokkon
Sakê
Stad Jever
Tommy's Fine Burgers
Vatel Centro
Vatel Lourdes
Vitelo's
Yakkan

PesquisaNo primeiro trimestre de 2012, os fundadores do NowOn fizeram uma pesquisa com 100 restaurantes, de 25 bairros, de categorias diferentes, para coletar informações sobre a experiência do segmento com os sites de compra coletiva e cuponagem. “Detectamos que a maioria dos bares e restaurantes tiveram uma experiência negativa com os sites de compras coletivas e que os estabelecimentos estão dispostos a tentar uma nova solução”, esclarece Phillip Matos.

Dos restaurantes pesquisados, 66% promovem descontos regularmente aos clientes e 28% já utilizaram sites de compra coletiva. Destes que utilizaram a oferta coletiva, 90% afirmaram não ofertar mais em sites deste tipo, devido aos seguintes motivos:
- O modelo não permite direcionar o desconto ao público potencial e não fideliza os clientes;
- Os usuários não consomem nada além do que foi ofertado e não retornam a casa para pagar full price;
- O modelo não permite concessão de menor percentual de desconto para o atendimento da demanda gerada em menor prazo ou mesmo dia;
- Prejuízo com a perda de produtos causado pela dificuldade de se prever quando serão resgatados os cupons no extenso período de validade das ofertas.

“O NowOn foi projetado a partir das deficiências apresentadas pelos sites que comercializam cupons, para melhor atender as necessidades do segmento em que atuamos. A idéia é vender menos vouchers por oferta, mas permitir ao parceiro lançar mais de uma oferta no mesmo dia ou uma oferta diferente a cada dia, de acordo com a sua possibilidade e necessidade de aumentar as vendas”, explica Cristiano Botelho.

Para o usuário, o sistema oferece novas ofertas todos os dias, cujos descontos podem ser utilizados sem a necessidade de esperar pela validação das ofertas ou fazer reservas. O NowOn também se classifica como um sistema somolo (social, mobile and local), tendência mundial entre os usuários de smartphones e tablets. Ele é Social porque oferece uma rede social onde os usuários podem compartilhar as boas experiências gastronômicas. É Mobile porque pode ser acessado por dispositivos móveis com acesso a internet de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Por fim, ele é Local porque apresenta as casas participantes e oferece descontos localizados ao redor do usuário, para que ele possa satisfazer a sua necessidade de comer ou se divertir de imediato.

O modelo do NowOn valoriza o comportamento individual e potencializa as chances do público se tornar cliente fiel do estabelecimento parceiro. “Estimulamos as pessoas a explorar os estabelecimentos com vantagens oferecidas de acordo com o seu perfil de compra. Em cada casa, as pessoas terão a oportunidade de experimentar novos produtos. Esta experiência pode fazê-la retornar ao lugar mais vezes, inclusive para pagar full price”, explica Phillip.

Sobre o NowOnO NowOn (www.nowon.com.br) é um produto da startup DNA Labs, criado pelos amigos Phillip Matos, 28 anos, advogado, e Cristiano Botelho, 28 anos, profissional de tecnologia da informação. O NowOn é um site multiplataforma feito em HTML5 que disponibiliza promoções instantâneas e geolocalizadas de restaurantes, bares e cafés em Belo Horizonte (MG), cuja rede social é integrada ao Facebook. É a maneira mais fácil de encontrar os pontos mais gostosos da cidade com ofertas exclusivas para usar na hora. O usuário pode buscar por um desconto a partir da região onde está, comprar um voucher e usufruir do desconto na hora. As informações dos estabelecimentos e ofertas estão sempre próximas do usuário. Para as casas parceiras, a proposta é inovadora, uma vez que permite a autogestão das promoções e a divulgação permanente do seu negócio e produtos de cardápio na Web e Facebook, a partir da boa mídia espontânea produzida pelos próprios clientes.

Nenhum comentário :