Blitze e palestras em universidades fazem parte das estratégias de divulgação do Prêmio Sebrae Minas Design

Nenhum comentário
“Se não funciona, não é Design”. Esse é o mote da campanha de divulgação da terceira edição do Prêmio Sebrae Minas Design. O concurso, que está entre os mais expressivos da área, incentiva a criação de projetos inovadores e contribui para a inserção do design nas micro e pequenas empresas. Com estratégias igualmente criativas, a agência CoolHow divulga nas redes sociais as inscrições e outras informações sobre o prêmio para os participantes.

A escolha da agência também é uma forma de estimular e reconhecer o empreendedorismo de profissionais da área. A CoolHow foi criada em 2011 pelo publicitário pós-graduado em design e cultura, Sérgio Souto, e pelo designer gráfico especializado em sustentabilidade, Tiago Belotte. A proposta da agência é deixar Belo Horizonte uma cidade mais cool, divertida e cultural. Como a premiação do Sebrae, a CoolHow incentiva novas maneiras de pensar, agir e trabalhar coletivamente. Atua como curadora e gestora de conteúdo criativo para blogs, sites e redes sociais, promove eventos, cursos, palestras e workshops.

A agência criou perfis para o Prêmio Sebrae Minas Design em três redes sociais: Facebook, Twitter e Pinterest — rede de compartilhamento de fotos, que em menos de seis meses de criação cresceu cerca de quarenta vezes e possui muitos designers brasileiros como adeptos. De acordo com Tiago, que é diretor de conteúdo da CoolHow, a estratégia de divulgação nas redes sociais  foi dividida em três etapas. A primeira, durante a fase de inscrições, é direcionada para inscritos e visa o compartilhamento de dicas, informações importantes e entrevistas com profissionais da área.

A segunda fase terá proporção para o público em geral. Será iniciada em 29 de julho, quando termina o prazo de inscrições. “O foco será nas pessoas que percebem o valor do design, mas, estão do outro lado do processo criativo, como empresas que contratam projetos ou consumidores", explica Tiago. A terceira será iniciada concomitante a divulgação dos vencedores, no dia 19 de setembro. “A ideia é dar visibilidade aos autores e seus projetos premiados, principalmente entre as micro e pequenas empresas, que podem se interessar em produzi-los”, ressalta Tiago.    

Ações nas universidades
Para intensificar as iniciativas on line, o Prêmio Sebrae Minas Design também está promovendo ações de relacionamento entre os universitários de design. Em Belo Horizonte estão sendo promovidas blitze com uma equipe de rádio de grande adesão do público jovem. Os estudantes são convidados a responder a um quiz sobre o prêmio e ganham brindes, como rique-e-rabisque e camisa personalizada.

O designer Sérgio Matos, vencedor da primeira edição do Prêmio Sebrae Minas Design, e as analistas técnicas de Inovação do Sebrae-MG Luciana Rezende e Andrea Tristão também estão visitando diversas universidades do país para promover o prêmio. Eles têm conversado com estudantes de design sobre o empreendedorismo na carreira, principal entrave para os profissionais da área no mercado de trabalho.

Sobre o Prêmio Sebrae Minas Design
As inscrições para a terceira edição do Prêmio Sebrae Minas Design estão abertas e podem ser feitas no www.premiosebraeminasdesign.com.br, por meio do envio eletrônico do projeto, até o dia 29 de julho.

A premiação é direcionada a profissionais e estudantes da área de design de todo país, que concorrem, separadamente, em seis categorias: brindes e materiais esportivos, design social (em aço), embalagem para mel, utensílios para café, arranjos produtivos locais (APLs em MG) e resíduos. Os candidatos podem participar individualmente ou em equipe e não há limitação para o número de trabalhos a serem enviados.

Nenhum comentário :