Sites de compras coletivas em Minas já passam de 400

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“Quanto maior o desconto, melhor”. O pensamento que sempre norteou as decisões de compra da maior parte dos brasileiros explica o sucesso dos sites de compras coletivas. Essa nova modalidade de comércio eletrônico completou em março um ano no Brasil, com faturamento de cerca de R$500 milhões em 2010 e previsão de mais de R$1 bilhão para 2011.

De dezembro até o momento, os sites de compras coletivas cresceram 153%, passando de 405 para 1.025, segundo registros contabilizados pelo Bolsa de Ofertas. Só em Minas Gerais, são mais de 400. Em junho de 2010, a audiência desse tipo de site era de 1,7 milhões de usuários. Em apenas três meses, houve um aumento de cerca de 230%, passando para 5,6 milhões, o equivalente a 14% dos internautas, de acordo com o Ibope Nielsen Online. A maioria dos acessos é feita por adultos entre 25 e 34 anos, que representam 38,3% dos usuários.

Os perfis de atuação desses portais são variados, podendo atender a várias cidades do país ou a apenas um município. E como forma de se diferenciarem entre tantas opções de sites com a mesma funcionalidade, começam a surgir novos nichos de mercado. São sites que se especializam em um determinado segmento, como o de animais, viagens, turismo e setor rural, para atender a um perfil específico de consumidor.

Mas o diretor comercial e de marketing da Web Consult, Leonardo Bortoletto – especialista em negócios e soluções virtuais -, alerta que esse “boom de oferta” não significa, necessariamente, um “boom de consumo”. Dentre os sites de compras coletivas, 10 possuem maior destaque, segundo pesquisa do site Bolsa de ofertas. Apenas aqueles que conseguem um mix interessante de ofertas e custos se destacam nesse meio. “É preciso investir cada vez mais em marketing digital e na qualidade de atendimento e de entrega para conquistar a confiança e a preferência dos consumidores”, avalia Bortoletto. Até o final do ano passado, o total de queixas no site Reclame Aqui contra os cinco principais sites de compras coletivas e clubes de compras ultrapassava 5,8 mil.

O especialista também explica que os focos dos sites de compras coletivas são a divulgação, a captação e a fidelização de clientes; e a criação de caixa antecipado – em alguns modelos, a empresa recebe o dinheiro da compra dos cupons, mas a prestação do serviço pode se estender por até um ano. Para Bortoletto, existem pontos positivos e negativos que devem ser avaliados antes de oferecer produtos ou serviços nesses sites. “Nem sempre a conta fica bem paga, pois o estabelecimento geralmente recebe uma parcela menor do que está vendendo. No entanto, com essa divulgação a empresa pode atrair uma pessoa que ainda não era cliente e fidelizá-la, fazendo com que ela retorne à casa pagando o preço normal de catálogo. É aí que se encontra o sucesso ou o insucesso dessa estratégia”, esclarece.

A Exclusivo Choperia apostou nos sites de compras coletivas, desde agosto do ano passado, e surpreendeu-se com o resultado. O sócio-proprietário do estabelecimento, Luciano Braga, conta que a primeira experiência foi com promoção da venda de 10 chopes e, na última parceria, optaram por focar no almoço de fim de semana. “Apostamos em estratégias diferenciadas em cada ocasião. Com a promoção do chope conseguimos alta rotatividade, grande número de novos clientes e muita visibilidade para a casa. Já com a promoção de almoço aos finais de semana o custo-benefício foi maior, o movimento aos sábados e domingos aumentou consideravelmente e alcançamos os resultados que esperávamos. O cliente podia optar por usufruir do buffet completo de Feijoada aos sábados, para uma pessoa, ou almoço, com acompanhante, aos domingos com duas opções de pratos A La carte. Com este tipo de ação, além de conquistar e fidelizar vários clientes aproveitamos para divulgar o nome da Exclusivo entre o extenso mailing dos sites”, conta.

Atualmente, a choperia está cadastrada em três dos maiores cluber de compras brasileiros, City Best, Peixe Urbano e Clube Urbano. “Temos muitas ações previstas já para o 1º semestre de 2011, perdurando até o final do ano” acrescenta Braga. Nas ações que participaram venderam 1.700 cupons, equivalente a 5.600 litros chope e 1.368 almoços aos finais de semana.

Mesmo cidades do interior de Minas já passam a contar com sites de compras coletivas. Em Sete Lagoas, na região central do estado, há 70Km de BH, o empresário Leo Plotter inaugurou um site com descontos do comércio da região. Até o fim dessa semana outro site semelhante deve ser lançado na cidade: o Vakinha Club.

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