Redes sociais são armas na guerra contra a dengue em Minas

Nenhum comentário
Em se tratando de Dengue, o melhor remédio é a conscientização da população. Por isso, à exemplo do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas (SES-MG) inova mais uma vez utilizando as redes sociais e adgames como apoio às ações de mobilização. Um exemplo disso é a criação da segunda versão do Dengue Ville e do site www.guerracontradengue.com.br, "armas" consideradas essenciais para multiplicar as informações sobre prevenção ao Aedes Aegypt. Outro objetivo é estimular a troca de experiências no enfrentamento da dengue. Para isso, a SES-MG convida para o lançamento da versão 2011 do projeto nesta quarta-feira, dia 30, na Fnac, 4º andar do BH Shopping, às 14h30.

Dengue Ville
O Governo de Minas está lançando uma nova versão do Dengue Ville, o aplicativo para redes sociais que inova na forma de comunicar e envolver os cidadãos. O aplicativo foi construído e atualizado pela Lápis Raro e pela produtora Dito Internet. A primeira versão do jogo, lançada em 2010, alcançou mais de um milhão de usuários de diferentes estados, idades e interesses, e chegou a ser usada inclusive por educadores em suas tarefas na sala de aula. Na primeira versão, o foco do jogo era principalmente informativo e visava apresentar de maneira lúdica as principais formas de combate à dengue. A segunda versão (disponível no Orkut e Facebook), alinhada ao conceito "Agora é Guerra - todos contra a dengue", leva para o ambiente virtual os sentimentos de gravidade da situação. Tem como eixo principal a valorização das ações coletivas no combate à doença. Para desenvolver este eixo foram definidos três tipos de estratégia: Blitz Educativas, Força Tarefa e Dengômetro. Todas propõem um desafio aos jogadores, sempre embasado em situações reais.


O "DengueVille em Guerra" apresenta também um novo cenário, agora maior e com mais ambientes, novas ações e desafios, uma lojinha de itens, uma moeda específica, o Prevencoins, uma nova forma de pontuação e uma série de outras novidades. Na lojinha, os jogadores podem comprar diversos objetos como lixeiras de coleta seletiva, objetos de decoração que exigem cuidados de manutenção para não se tornarem foco de dengue e materiais de divulgação. Alguns deles só estarão disponíveis depois que o usuário atingir determinado nível e tiver a quantidade suficiente de prevencoins para comprar. Da mesma forma que acontecia na versão anterior, mensagens didáticas sobre as ações realizadas são mostradas e publicadas no perfil do jogador, fazendo com que as atividades que eliminam o mosquito se reverberem para toda a sua rede de amigos.

DengueVille ganhou também um veículo de comunicação, o "Jornal Combate Diário", que divulga as missões do dia propostas para a comunidade, os novos produtos disponíveis na lojinha e as informações sobre a pontuação e o nível em que o jogador se encontra. E para tornar o jogo ainda mais dinâmico e atrativo, o usuário avança nos níveis na medida em que realiza as missões, passando por diferentes graus de dificuldade e necessidades de mobilização, sempre envolvendo amigos da rede de relacionamento.

Site Guerra contra dengue

O site, desenvolvido pela JBis Propaganda, tem um motivo principal: convocar as pessoas através da web, mas estimulá-las a agir no mundo real. Ao acessar o site, o primeiro passo é se alistar nesse exército. Depois de confirmar o alistamento a pessoa já está apta para cumprir as missões que são determinadas dia a dia com o objetivo de eliminar os focos do mosquito. Depois de cumprir as missões, a pessoa deve marcar no site como missão cumprida. Quanto mais missões o combatente cumpre, mais patentes ele vai conquistando no exército. Para isso, só depende da dedicação e presença constante no campo de batalha. Mas também existe o outro lado: se a pessoa ficar muitos dias sem cumprir uma missão, ela poderá ser rebaixada de posto.

Dengue em Minas
Em 2011, devido a intensificação das ações de controle e mobilização social implantadas a partir de novembro do ano passado, ocorreu uma importante redução nos casos, comparativamente a 2010. São 14.241 casos notificados até o dia 11 de março, sendo que em 2010 foram notificados 65.350 no mesmo período.


Ficha Técnica DengueVille
Agência: Lápis Raro
Direção de web: Juliana Duarte
Direção de criação: Carla Madeira e Juliana Duarte
Atendimento: Laura Torres
Direção de Atendimento: Simone Moreira
Planejamento: Juliana Duarte; Juliana Sampaio,Thiago Machado, Antonio Junior, Andressa Abras, Pedro Alberto e André Fonseca (Dito Internet)
Direção de Arte: Diogo Motta
Redação: Pedro Alberto
Programação Flash: Antonio Junior

Ficha Técnica site Guerra contra dengue

Agência: Jbis Propaganda
Coordenador de Projetos Web: Raynner Patry
Gerente de Planejamento Online: Anderson França
Programadores: Wilmax Marreiro e Cosme Henrique
Diretor de Criação: Frederico Bandeira
Redação: Paulo Alvim e Luciana Louzada
Planejamento Web: Luciano de Almeida


Nenhum comentário :