Governo de Minas utiliza mídias sociais no combate à dengue
Dica do Gazel: Com o objetivo de mobilizar a população para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegipty, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) utiliza as mídias sociais como mais uma ferramenta de comunicação no combate à dengue.Desde o dia 16/03, terça-feira, já está na web, em caráter experimental, o Dengue Ville, um social game disponível no orkut, que segue modelo semelhante ao do Farme Ville. O público-alvo do Dengue Ville são os jovens e o objetivo é apresentar, de maneira interativa, para este público, que muitas vezes não se envolve com o assunto, a temática da dengue. Só nas duas primeiras horas de instalação, o joguinho recebeu quase 600 acessos.
O jogo, desenvolvido pela Lápis Raro, acontece em nove cenários diferentes: uma casa, uma área pública (bairro com rua/ casas/ praça/lote vago), unidade Básica de Saúde (UBS), obra, hospital etc. Em cada um deles, o usuário recebe uma missão, como por exemplo: esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d’água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em uma UBS, etc. Com essa nova ação o tema da dengue será incluído nas conversas online, de modo que a mobilização também se dê na internet.
Alguns sites como G1, iG Tecnologia, UAI e Folha Online divulgaram o game. A Rede Minas também fez uma matéria sobre o Dengue Ville entrevistando a equipe da Lápis Raro.
Outras ferramentas digitais
A SES também está desenvolvendo uma estratégia no Twitter, cuja ação está baseada na idéia de que a dengue está perto de todos, inclusive no Twitter. Para isso, foram criados dois perfis:@denguemosquito e @matadordadengue. Em um primeiro momento, o perfil @denguemosquito adicionará perfis relacionados a Belo Horizonte e aos municípios com a maior incidência de dengue. Depois, a pessoa seguida pelo mosquito receberá uma mensagem informando que a dengue está lhe seguindo e que, para se proteger, deverá clicar no link enviado na mensagem. Ao clicar no link, o usuário deixará de ser seguido pelo @denguemosquito e poderá seguir o perfil do @matadordadengue. Ao seguir o @matadordadengue, o cidadão terá acesso às informações sobre o combate à doença. Para mostrar a mobilização do Estado em relação à dengue, sugerimos que todos os portais do governo sejam sinalizados com um selo da campanha. Este selo pode servir de link direto para o blog da dengue, onde o governo está divulgando suas ações.
Todas as ações de comunicação realizadas pela SES-MG têm como objetivo provocar o cidadão, estimulá-lo a mudar hábitos e a incorporar atitudes na sua rotina que contribuam para a eliminação dos focos de dengue, alem de alertar sobre medidas emergenciais em caso de sintomas. “Queremos estimular ações que levem o cidadão a se sentir parte da solução do problema,” explica o secretário de estado de saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
Direção de web: Juliana Duarte
Direçao de criação: Carla Madeira e Juliana Duarte
Atendimento: Flávio Andrade
Direção de Atendimento: Simone Moreira
Planejamento: Juliana Duarte; Juliana Sampaio,Thiago Machado, Antonio Junior, Andressa Abras e Andre Fonseca (Dito Idéias & Soluções)
Arquitetura de informação: Thiago Machado
Direção de Arte: Diogo Motta
Redação: Juliana Sampaio
Programação Flash: Antonio Junior
Integração com o Orkut: Dito Idéias & Soluções
Ilustração: Clermont Cintra
Aprovação do cliente: Gisele Maria Bicalho Resende, Thiago Peixoto
3 comentários :
A gente lê e escuta, diariamente: "estamos fazendo planejamento em redes sociais". Bla, bla, bla, bla...
Mas quem realmente MATOU A PAU e - na minha humilde opinião - lançou o primeiro case REALMENTE INTERESSANTE de comunicação digital em redes sociais foi a Lápis Raro. Ponto pra esse povo bacana.
Joguei, curti e tô indicando pra todo mundo. Isso é que é relevância, gerar 'engagement time' através de um belo e bem produzido game.
Antes que alguém me entenda mal, refiro-me ao mercado mineiro. Mas ainda que falássemos do mercado nacional, esse Dengue Ville ainda teria um ótimo lugar no ranking de ações realmente interessantes.
Iniciativa interessante e pioneira da Secretaria de Estado de Saúde. Prova de que o poder público está procurando meios alternativos de divvulgar a informação.
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