Challenge investe em capacitação
Matéria saiu hoje no jornal Diário do Comércio (é preciso logar) Após um avanço de 300% em 2009, empresa de TI estima nova expansão de três dígitos.
LILIAN LOBATO, especial para o DC.
DIVULGAÇÃO |
Para Márcio Sete, haverá demanda suficiente em 2010 para ancorar a meta |
A belo-horizontina CHT Inovações Tecnológicas Ltda (Challenge IT), empresa de Tecnologia da Informação (TI) que desenvolve softwares para gestão corporativa, registrou em 2009 crescimento de 300% na comparação com 2008.
De acordo com o executivo-chefe e um dos sócios da Challenge IT, Márcio Sete, a tendência é de que este cenário volte a se repetir em 2010, com expansão de três dígitos na receita. Para sustentar a meta, acrescentou, serão investidos R$ 250 mil na fábrica de software e na capacitação dos empregados.
Para Sete, haverá demanda. "Em Minas Gerais as empresas não têm poupado investimentos em TI, nem mesmo durante a crise, já que a área responde pelo sistema nervoso central dos negócios. Manutenção, upgrade, atualização de centenas de aplicações relacionadas a servidores, banco de dados e rede continuarão gerando expectativas altas em relação a desempenho e eficiência, embora esses serviços tenham de se ajustar a orçamentos mais racionais."
Para Sete, não há como negar que o cenário de TI já mudou e vai mudar ainda mais nos próximos meses. "Enquanto muitas pequenas empresas fizeram de tudo para sobreviver a 2009, tentando honrar compromissos trabalhistas e com instituições bancárias, 2010 acena com a necessidade de se retomar o fôlego, de se estabilizar."
Para dar suporte à expansão prevista, a empresa, que hoje conta com 15 funcionários, vai ampliar o quadro em 2010. Porém, o executivo destaca a grande evasão de mão de obra qualificada para o mercado paulista. " difícil manter os funcionários na empresa, visto que o profissional especializado em TI ainda é mal remunerado em Minas."
Prime - A Challenge IT teve o projeto Software de Gestão aprovado pelo Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A empresa receberá R$ 120 mil, dividido em duas parcelas, ao longo de 2010. "Vamos desenvolver, com esse capital, o projeto apresentado e viabilizá-lo para o mercado", explicou Sete.
"Acompanhamos mensalmente a evolução das ações nas empresas para assegurar que o investimento está sendo feito. O Prime é inovador e oferece oportunidade de desenvolvimento às pequenas organizações", afirmou a coordenadora do Prime, Daisy Melo.
O projeto da Challenge IT foi considerado inovador já que, com a sua implantação, as instituições menores também passarão a ter acesso ao software. "A empresa pagará uma mensalidade para obter o direito de usufruir do sistema e não mais precisará comprá-lo. um projeto para ser vendido nacionalmente e até mundialmente", observou.
Além da subvenção do Prime, a empresa acaba de ser selecionada para fazer parte da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática de Belo Horizonte (Insoft-BH), gerida pela Sociedade Mineira de Software (Fumsoft). De 30 empresas postulantes à incubação, apenas 10 foram selecionadas. Segundo Sete, essa é a oportunidade ideal para apresentar o projeto aprovado pela Prime.
Nenhum comentário :
Postar um comentário