Resumão do 2º Quinta Digital

Nenhum comentário
Na última quinta-feira (3) aconteceu a segunda edição do projeto Quinta Digital, evento bem bacana idealizado pelo Alexandre Stanislau e patrocinado pelas agências Bolt, B2Web e Why Digital. O convidado da vez foi Koji Pereira, ex-Aorta e atual Dig For Design, falando sobre novas interfaces e alguns experimentos na área de realidade aumentada.

Alexandre fez a abertura às 20h30 e depois de uma breve explicação de como conheceu o trabalho de Koji, passou o microfone para o convidado.

Koji lembrou que hoje temos vários tipos diferentes de softwares, mas os periféricos são basicamente os mesmos desde os anos 70 (teclado, mouse, processador, tela). Mesmo os videogames, até o advento do Wii, tinham apenas o joystick como forma de interação. "A linguagem DOS foi a primeira revolução que tornou o computador acessível", afirmou, completando que o sonho de consumo atual é o iMac, mas que mantém as mesmas características físicas de interface de um Xerox 1973.

Comercial do Macintosh de 1984


Ele mostrou imagens de um computador da Xerox de 1973 (mouse, teclado, processador, tela) e disse que até hoje as pessoas são escravas dessa interface. "Falando um pouco de ergonomia, o computador não foi feito pra sentar direito".

Mostrou uma imagem do Ábaco, antigo instrumento de cálculo usado na Mesopotâmia há mais de 2000 anos A.C.

E explicou como funciona a Reac Table, um instrumento eletro-acústico que "sente" os movimentos dos objetos feitos pelos usuários e "responde" a esses movimentos.



Koji apresentou também alguns projetos experimentais realizados pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston, nos EUA) e pesquisados por ele em sua monografia sobre o tema. Falou também que, na hora de desenvolver algum projeto usando novas interfaces, temos dificuldade de não pensar "botão" em ambientes que devem ser pensados "multi-touch", o que me fez pensar na dificuldade dos usuários já "adestrados" ao botão a também passarem a pensar "multi-touch".

De acordo com ele, com o atual hype da Realidade Aumentada, cada vez mais se perde o conceito de "o que é um computador", dentro daquele conceito de mouse-teclado-processador-tela. No final, apresentou trechos do video "6th sense", que você confere na íntegra abaixo:



Depois da fala do Koji, o microfone foi aberto para perguntas. Boas perguntas foram feitas e alguns comentários que completaram a fala do palestrante. Isso mostrou que os participantes já estavam bem inteirados sobre um assunto ainda bem recente, que está em fase de experimentação sem muita função prática ou mercadológica, mas com grandes perspectivas a médio e longo prazo.

Para ver (ou rever) a palestra, clique aqui.
O que comentaram sobre o Quinta Digital no Twitter aqui.

Depois da palestra, voltamos para o chopp gelado (suco e refri) e um buffet caprichado: bruschetta, pão de queijo recheado, mini-linguiça, batatinha, mandioca frita e um penne com duas opções de molho e queijo ralado.


O próximo Quinta Digital será no dia 1º de outubro, com Matt Montenegro tentando nos convencer que "Fracassos próprios ensinam mais que sucessos alheios". Promete boas reflexões!

Nenhum comentário :