Aorta lança Lembreto

Nenhum comentário
Ferramenta inédita democratiza a criação de canais SMS

A Aorta lançou versão beta do Lembreto, uma ferramenta desenvolvida pela empresa e inédita no Brasil e no mundo. Com o Lembreto qualquer pessoa pode criar ou assinar canais de conteúdo pelo celular de maneira simples e rápida, com a possibilidade de gerar receita.

Antes do Lembreto, o processo para a criação de canais de conteúdo para celular via SMS com tarifação no usuário final era complicado e podia demorar meses, pois havia a necessidade de negociar contratos complexos com as operadoras de telefonia individualmente.

Agora, com o Lembreto, este processo pode ser realizado em poucos minutos, via internet. A ferramenta possibilita a produtores de conteúdo de blogs e sites de empresas a criação de canais exclusivos através dos quais, seus assinantes recebem mensagens SMS (mensagem de texto) via operadoras de celular conectadas ao Lembreto. O assinante final paga pelas mensagens e a receita gerada é dividida entre as operadoras de telefonia, o Lembreto e o produtor do conteúdo.

O Lembreto possui ainda uma API (interface de programação) aberta, o que significa que novas aplicações para o produto podem ser realizadas tanto pela Aorta quanto por terceiros, que passam a receber parte das receitas geradas.

Segundo Antonio Carlos Soares, CEO da Aorta, o Lembreto possui três características que devem impulsionar a sua adoção pelas pessoas. Primeiro, ele leva o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC), um dos maiores fenômenos da internet 2.0, para o mundo mobile de forma simples e rápida, o que é inédito. Segundo, seu caráter automatizado permite o surgimento da chamada ‘cauda longa’ formada por milhares de nano-audiências, pequenas individualmente, mas que em conjunto formam uma nova e poderosa massa de criadores e consumidores de conteúdo via celular. E segundo, ele possui o chamado ‘viral-loop’, que ocorre quando um produtor de conteúdo adota o Lembreto e passa a ter motivação econômica concreta para divulgar os seus canais junto aos membros da sua comunidade, que por sua vez pode conter outros produtores de conteúdo, formando um círculo virtuoso em torno do produto.


Segundo Franklin Valadares, idealizador e co-fundador do Lembreto, as aplicações para a plataforma devem se expandir rapidamente na medida em que a comunidade de desenvolvedores passar a utilizar a API do produto. “Inclusive, faremos concursos para escolher as melhores aplicações”. Hoje há serviços de alerta de e-mails e plug-ins para o wordpress, blogger, entre outros, já em produção, por exemplo.

Sobre a Aorta Entretenimento
Empresa sediada em Belo Horizonte, com escritório comercial em São Paulo, a Aorta é uma ‘Produtora de Conteúdo e Aplicativos para Novas Mídias’. Com seis anos de atuação e 50 funcionários, a Aorta foi fundada por Gustavo Ziller e Léo Soares e recentemente recebeu dois novos sócios: Antônio Carlos Soares e Patrick Lisbona, ex-sócios da Trip Editora. A empresa dobrou sua receita entre 2006 e 2007 e repetiu o feito entre 2007 e 2008. Sua carteira de clientes inclui todas as operadoras de telefonia do Brasil, além de agências de publicidade como a Ogilvy, África, Agência Click, Aktuell, One Digital, Ginga e Urban Summer.

Nenhum comentário :