Notícia importante pra quem, assim como eu, tem filhos que jogam Roblox. A plataforma de jogos anunciou a adoção da verificação de idade para os usuários acessarem conversas no chat. Pra quem não sabe, além de jogar online com outros usuários, é possível também teclar com eles por meio de um chat, uma preocupação extra para os pais.
A nova funcionalidade foi criada para limitar as conversas para usuários na mesma faixa etária. Então, nada de adultos desconhecidos puxando papo com crianças e adolescentes. E nem adianta mentir a idade.
A utilização é feita por meio de uma ferramenta de estimativa facial de idade que usa a câmera do celular. O usuário recebe um aviso para verificar a idade; Em seguida, o internauta concede permissão para o Roblox acessar a câmera do celular ou do notebook; É realizado um passo a passo na tela de verificação de idade. Depois do usuário aderir, a plataforma informa o grupo etário ao qual ele faz parte, indo de 9 anos pra baixo, entre 9 e 12 anos; 13 e 15 anos; 16 e 17 anos; 18 a 20 anos; e a partir de 21 anos pra cima.
Uma vez selecionado o grupo, o consumidor só pode conversar com pessoas da mesma faixa etária. Por enquanto, a checagem é voluntária. Mas espera-se que a exigência seja obrigatória a partir de janeiro do ano que vem. Mas claro, a nova função não tira dos pais a responsabilidade de orientar os filhos sobre os perigos da internet. Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário