Muito provavelmente você tem o Chrome como navegador padrão no seu computador, certo? O Yahoo demonstrou interesse em comprar o Chrome, caso o Google seja forçado a vender o navegador para reduzir seu monopólio no setor de buscas devido a um processo judicial movido pelo Departamento de Justiça dos EUA contra o Google.
O tribunal avalia que o Google é monopolista e discute medidas para restaurar a concorrência. Uma das opções é justamente a venda do Chrome, que é crucial porque cerca de 60% das buscas acontecem por navegadores, muitas vezes pela barra de endereços. O Yahoo já desenvolve seu próprio navegador, mas vê a compra de uma solução pronta como uma maneira de acelerar o processo.
Desenvolver um navegador do zero levaria de seis a nove meses apenas até a fase de protótipo, além dos anos necessários para consolidar o produto no mercado. Comprar o Chrome poderia fazer a participação do Yahoo saltar dos atuais 3% para dois dígitos. No entanto, adquirir o Chrome exigiria bilhões de dólares — valor que o Yahoo sozinho não conseguiria bancar.
A aposta seria a controladora Apollo Global Management, que já foi dona do antigo navegador Netscape. O processo contra o Google ainda deve levar bastante tempo. A decisão preliminar está prevista para setembro de 2025, mas mesmo assim o Google pode recorrer, arrastando a disputa por anos. Enquanto isso, a empresa tenta melhorar sua imagem ao reformular o Chrome, principalmente em relação à privacidade.
Me segue no meu instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário