A proposta era (e vem sendo) criar e desenvolver uma rede de relacionamento pautada em críticas positivas e negativas relacionadas a diversas áreas sociais, onde fosse possível aos usuários falar (escrever) aquilo que em outros meios de comunicação já cansaram de fazer, gerando a partir de então um problema ou solução, não mais individual, mas compartilhado, fortalecendo a voz do crítico, criando novos relacionamentos, unindo forças e aí então, colaborarem pra construção de uma cidade mais justa, respeitável, dotada de valor social alto e, portanto, sustentável (conceito chave).
Para concretizar essa ideia, foi criado o perfil no twitter @criticarbh e no Googlemaps, afim de que pessoas possam fazer suas críticas diretamente no mapa e apontar ali problemas e soluções, quer sejam no trânsito, transporte público, nos shoppings, etc. Ali também elas conseguem apontar o que melhorou, porque tal lugar é melhor, onde tem um posto de gasolina mais barato, etc. "Parece engraçado, mas é assim, pessoas estão cada vez mais necessitadas de se expressar para além de seus lares e ambiente de trabalho. Querem cada vez mais se sentir parte do todo, úteis, colaboradores", afirma Lucas Castro.
Há ainda o blog, que conta com três colaboradores de áreas diferentes onde informam sobre TI, atualizado por @rbassoi, música e fotografia, apresentando tendências musicais e fotografias de espaços de BH postado pelo @RaphaGarcia e também, não poderia faltar, gastronomia, espaço coordenado pelos casais Ele e Ela do blog Em Geral, onde dão dicas de restaurantes de toda região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive interior.
![]() |
1. Luz acabou, entrou a crítica, a luz voltou;
2. Óculos veio com defeito, três semanas tentando no SAC e nada, entrou a crítica, óculos trocado com dois dias;
3. Trânsito insuportável em BH, entram várias críticas e aí no mapa os “críticos” desenham as soluções,
4. Crítico pede dicas e sugestões pra comemorar o aniversário, todos vêm e começa a entrar as sugestões, novos relacionamentos sendo gerados;
5. “Crítico” pede opiniões sobre a lei “Anti-fumo” e “lugar marcado no cinema” para pessoas com necessidades especiais e idosos. Todos participam e novas ideias surgem;
6. Pedem dicas para delivery de pizza, alguns participam e a dica sai, logo depois agradecem a dica e a empresa que mais foi sugerida leva a compra;
7. Pergunta aparece querendo saber “que acidente foi aquele ontem na praça 7, não li em nenhum jornal nada ainda”, de repente “crítico” que estava no local diz o que aconteceu;
8. Mãe critica a falta de água, publicamos a crítica, entramos em contato e a água volta no dia seguinte;
9. Cliente está no supermercado e de lá mesmo diz: “entrei pra comprar produto X, perguntei atendente o preço, ela me mandou ir pra fila pesquisar. Deixei o produto e fui embora”...supermercado perdeu a venda;
10. “Meu sonho é ser DJ, estou aprendendo mas queria conhecer outros pra trocar ideias”...RT no tweet e novos amigos feitos, encontro marcado e a vida de DJ começa a ser vislumbrada. Ele ganha até o CD de um DJ...
legal a iniciativa, vou divulgar. Alias, so hoje ja tenho inuuuuuuuumeras criticas a fazer sobre bh. @julianacarolina
ResponderExcluir