Conexão Digital 1272 - Uber e 99 mais caras no final de ano

Nenhum comentário


O preço das corridas por aplicativo em várias cidades brasileiras virou assunto de novo agora em dezembro. Muita gente começou a reparar que, de uma hora pra outra, o valor das corridas disparou. E não foi um "aumentozinho", não. Teve caso de corrida que simplesmente triplicou em determinados horários. 

Nas redes sociais, os usuários não perdoaram. Teve usuário dizendo que todo mês de dezembro é a mesma história, mas que neste ano a coisa saiu totalmente do controle. Uma corrida que custava 20 reais passou pra 50. Outra que custava 70 foi pra mais de 130 reais. E aí vem a pergunta que todo mundo faz: por que isso acontece? Muita gente acha que é simplesmente porque é fim de ano, todo mundo com pressa, mais gente na rua, mais pedidos... e os aplicativos aproveitam. Outros dizem que isso já virou tradição de dezembro. 

E o pior: com a demora para um motorista aceitar uma corrida mais barata, o aplicativo logo te oferece outra corrida, dessa vez no modo premium, por um valor ainda maior. As empresas, claro, têm outra explicação. A Uber diz que é por causa do famoso preço dinâmico. Segundo eles, quando tem mais gente pedindo corrida do que motorista disponível, o valor sobe automaticamente pra atrair mais motoristas. Quando a oferta melhora, os preços voltam ao normal. 

Já a 99 afirma que fatores como trânsito pesado, chuva e aumento no número de pedidos também influenciam no preço final. Tem gente afirmando que seria uma espécie de "13º salário informal", já que os motoristas por aplicativo não têm direito ao benefício natalino. No fim das contas, quem está no meio disso tudo é o usuário, tentando ir de um ponto a outro sem levar um susto quando olha o valor da corrida. E, pelo jeito, em dezembro, esse susto já virou quase parte da viagem, uma tradição amarga de Natal. 

E você, também notou o aumento dos preços? Acha justo? Me conta sua opinião no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!


Nenhum comentário :