Conexão Digital 1243 - Falha no serviço de nuvam da Amazon afeta mais de 500 sites pelo mundo

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Uma coisa é quando o X, o antigo Twitter, sai do ar. Quando o Instagram ou o Whatsapp passam por instabilidades, muitos negócios ficam prejudicados. Mas e quando o servidor responsável por hospedar alguns dos principais sites de comércio eletrônico do mundo sobre um apagão? 

Foi o que aconteceu no dia 20 de outubro, quando o Amazon Web Services, serviço de computação em nuvem da Amazon, ficou instável em vários sites e aplicativos por cerca de 15 horas. Empresas como iFood, Mercado Livre e PicPay, Canva, Claro, Duolingo, Fortnite, HBO, OLX, Pinterest, Roblox, Snapchat, entre muitas outras, foram afetadas. 

Além, claro, dos próprios serviços da Amazon, como Alexa e Prime Video. Acredita-se que mais de 500 empresas foram afetadas. 

Pra você entender, nuvem é quando empresas ou pessoas usam computadores de outra companhia pra guardar e processar dados pela internet. Isso evita comprar e manter supercomputadores próprios e permite aumentar ou reduzir capacidade conforme a necessidade, o que é ideal para lojas virtuais em datas de grande movimento, como Black Friday, por exemplo. 

Assim, essas empresas só pagam pelo tráfego efetivamente utilizado, otimizando custos. O problema é que mesmo grandes empresas, como a Amazon, nem sempre têm backup suficiente, por isso uma falha em um servidor pode causar um impacto global, afetando vários sites. Apesar disso, a nuvem continua sendo essencial. Ela simplifica a infraestrutura, economiza investimento inicial, permite escalabilidade rápida e garante backups distribuídos, mantendo dados acessíveis e seguros. 

Ou seja, falhas acontecem, mas a nuvem segue sendo peça-chave para empresas e serviços online no mundo todo. Mas por outro lado mostra, também, o quanto estamos cada vez mais dependentes dessas poucas grandes empresas. Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

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