Conexão Digital 1225 - Disney contra uso indevido de seus personagens no Character.AI

Nenhum comentário


Sabe quando você pega uma imagem de um personagem da Disney e pede pra alguma plataforma de Inteligência Artificial recriar aquela imagem com alguma personalização que você definiu no Prompt? 

Pois é. Algumas ferramentas, como o ChatGPT, avisam que se trata de um personagem protegido por direitos autorais, mas outras, como o Character.AI, não faz isso. Pelo menos até agora. 

É que a Disney não quer mais seus personagens sendo usados livremente em plataformas de IA. A empresa enviou uma notificação pro Character.AI pedindo a remoção de seus personagens da plataforma. 

Alguns dos personagens mais usados são a Entre Elsa de Frozen e Darth Vader de Star Wars. Isso abre precedente para que outras empresas de entretenimento peguem mais pesado com o uso indevido de seus personagens, mesmo que sem fins comerciais. Afinal de contas, elas ganham dinheiro não só com o material audiovisual em si, mas também com vários produtos licenciados. 

Ah, você não conhece o Character.AI? É uma inteligência artificial que permite criar e conversar com personagens baseados em qualquer pessoa ou figura fictícia. E, claro, entre as figuras fictícias mais usadas pela plataforma estão os personagens da Disney. 

Se a empresa do Mickey conseguir a remoção de seus personagens, outras empresas podem seguir o mesmo caminho. O futuro da IA generativa vai ter que aprender a conviver com direitos autorais. 

E as empresas e pessoas que não se adaptarem a isso podem ter problemas jurídicos e financeiros pela frente. Imagina se essa medida chegar ao Canva, por exemplo... Adeus "convite de aniversário infantil" feito por lá. Pelo menos de graça.

Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!


Nenhum comentário :