Conexão Digital 1217 - Parte do TikTok é vendido para grupo de empresas americanas
Lembra que eu já te contei aqui no Conexão Digital que o TikTok estava pra ser banido dos Estados Unidos caso não fosse vendido, pelo menos parte dele, pra um grupo americano?
Pois então. O presidente Donald Trump assinou na semana passada uma ordem executiva que mantém o TikTok ativo no país, em um acordo de US$ 14 bilhões. Pela medida, a ByteDance, dona chinesa do aplicativo, terá menos de 20% de participação em uma nova empresa que vai ficar responsável pelas operações americanas, ainda sujeita à aprovação da China.
Os principais investidores serão Oracle, Silver Lake e o fundo MGX, de Abu Dhabi, que juntos terão cerca de 45% do controle. O restante fica dividido entre a ByteDance e novos acionistas.
As empresas americanas passarão a ter o controle do algoritmo e da forma como o TikTok distribui conteúdo, um ponto considerado crucial para a segurança nacional e a proteção de dados dos usuários americanos.
Esse processo vem desde 2020, quando Trump tentou banir o TikTok ou forçar sua venda. A pressão continuou na gestão de Joe Biden, que sancionou a lei obrigando a venda da rede social para investidores americanos. Houve várias tentativas de negociação, mas só agora o impasse parece encaminhado com a criação de um grupo de empresas dos Estados Unidos.
Os usuários americanos, agora, estão mais aliviados. Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário