Conexão Digital 1155 - Hacker invade sistema do Banco Central e rouba R$ 18 milhões via Pix
A bandidagem está cada vez mais sofisticada. A essa altura você já deve ter ficado sabendo sobre um dos episódios mais graves de ciberataques da história do país. Na semana passada um hacker invadiu o sistema do Banco Central do Brasil e conseguiu desviar aproximadamente R$ 18 milhões por meio de transações via Pix. O ataque, que teria ocorrido entre os dias 2 e 4 de julho, explorou uma falha em uma instituição de pagamento autorizada a operar com o sistema Pix.
Segundo o Banco Central, o hacker utilizou um esquema sofisticado para movimentar o dinheiro de forma fragmentada e veloz, fazendo várias transferências de pequenos valores para várias contas com o objetivo de não levantar suspeitas, dificultando o rastreamento imediato dos valores. Parte desses valores foram convertidos em criptomoedas, dificultando ainda mais o rastreamento.
Até o momento, parte do montante foi bloqueada e as autoridades seguem tentando identificar o destino do resto dos recursos. Segundo o BC, o sistema central do Pix não foi comprometido, e a vulnerabilidade explorada está relacionada à segurança de uma empresa terceirizada participante do ecossistema. Ainda assim, a ocorrência levanta preocupações sobre a robustez da infraestrutura do sistema de pagamentos instantâneos, que hoje é utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros.
A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, e especialistas em segurança digital reforçaram que o episódio serve como alerta para o constante aprimoramento das barreiras contra fraudes. Enquanto isso, o Banco Central promete adotar medidas adicionais para prevenir novos ataques, e alerta os usuários a ficarem atentos a movimentações suspeitas em suas contas. Até o momento, um hacker suspeito foi preso. Mas é peixe pequeno. Com certeza deve ter muita gente grande envolvida.
Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário