Conexão Digital 1111 - Rádio assume protagonismo durante apagão na Europa

Nenhum comentário


Na semana passada um apagão deixou Portugal, Espanha e parte do sul da França no escuro — literalmente. O fenômeno, que deixou milhares de pessoas sem eletricidade, foi atribuído a um raro efeito atmosférico conhecido como vibração atmosférica induzida. 

Este evento ocorreu devido às altas temperaturas registradas no interior da Espanha, que geraram oscilações nas linhas de tensão elétrica. Sem energia, adivinha quem brilhou nesse momento? Sim, ele mesmo: o rádio! 

Com a queda generalizada de energia elétrica afetando transportes, hospitais, telecomunicações e, claro, a internet, restou à população recorrer a um dos meios mais antigos (e confiáveis) de comunicação: o bom e velho rádio. 

Relatos vindos dos três países mostram como as emissoras mantiveram a população informada, enquanto o Wi-Fi tirava férias forçadas. Em Portugal, um cidadão contou como só conseguiu saber o que estava acontecendo graças ao rádio ligado à pilha. Já em Madrid, um vídeo que circula na internet mostra um grupo de pessoas reunido em volta de uma mulher com um rádio digital à bateria — como se ela tivesse acesso a um oráculo tecnológico. 

Isso porque, diferentemente das grandes estruturas necessárias pra rodar uma internet ou colocar um canal de TV no ar, as emissoras de rádio precisam de poucos equipamentos e muitas possuem geradores próprios de energia para momentos como esse. 

O episódio serve como um baita lembrete: em tempos de crise, o rádio pode parecer low-tech, mas entrega alto impacto.

Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!



Nenhum comentário :