Conexão Digital 1097 - Adolescentes não poderão fazer lives no Instagram
A Meta anunciou novas restrições para proteger adolescentes no Instagram, Facebook e Messenger. A partir de agora, menores de 16 anos não poderão fazer lives no Instagram sem a autorização dos pais — o recurso será bloqueado por padrão. Além disso, também não poderão desativar o filtro que desfoca imagens com suspeita de nudez recebidas por mensagens diretas, salvo com permissão dos responsáveis.
Essas medidas serão implementadas nos próximos meses e chegam em meio a investigações na União Europeia e nos EUA, que questionam a eficácia das proteções da Meta para menores de idade. A empresa é acusada, por exemplo, de criar ambientes inseguros para crianças e adolescentes. As restrições serão estendidas ao Facebook e Messenger, com foco em limitar o contato entre menores e desconhecidos.
Embora os detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados, a Meta promete proteções automáticas semelhantes às do Instagram, como o bloqueio de conteúdo inapropriado e controle sobre interações com estranhos. As novas contas para adolescentes também incluem recursos como notificações desativadas à noite, lembrete para sair após uma hora de uso e restrições na troca de mensagens, permitindo conversar apenas com pessoas seguidas ou previamente conectadas. Pais e responsáveis terão maior controle sobre o que os filhos acessam nas redes sociais.
As contas especiais já começaram a ser liberadas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, com previsão de expansão para outros países em breve. Hoje, o Instagram conta com cerca de 54 milhões de contas de adolescentes, e esse número deve aumentar com a chegada dos recursos ao Facebook e Messenger.
E você, acredita que esses recursos são suficientes para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual? Você conversa sobre isso com seus filhos adolescentes? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário