Conexão Digital 1093 - Brasileiros criam IA que perpetua consciência humana via clone virtual personalizado

Nenhum comentário


Essa notícia é muito Black Mirror, e quem assistiu ao episódio "Be Right Back" ("Volto Já") da segunda temporada, vai se lembrar de uma mulher que compra um robô idêntico ao marido morto, com a personalidade dele implantada na memória, por meio de inteligência artificial, a partir de todos os e-mails e mensagens que ele trocou em vida. 


Pois dois cientistas brasileiros desenvolveram um sistema de inteligência artificial que funciona como um “clone virtual” da mente humana. A proposta é criar uma extensão digital da pessoa, baseada em seu padrão de pensamento, lógica, decisões, linguagem e personalidade. Essa IA é alimentada com dados pessoais como textos, áudios, decisões e até testes genéticos, construindo uma malha cognitiva única que simula a forma de pensar do usuário de maneira fiel e analítica. 


Inspirado no funcionamento mental de pessoas com alta inteligência no espectro autista, o sistema prioriza lógica e precisão, evitando artificializar sentimentos. A tecnologia, desenvolvida entre Brasil e Portugal, visa perpetuar a racionalidade e identidade de uma pessoa para fins como orientação familiar, preservação de legado, e até auxílio no luto. 


Em vez de substituir humanos, a IA atua como conselheira e interlocutora, permitindo que futuras gerações interajam com uma representação mental estruturada de seus parentes falecidos. Já funcional e em fase de testes, a inovação posiciona Brasil e Portugal na vanguarda da neurotecnologia e pode, no futuro, ser aplicada em educação personalizada, consultoria e preservação identitária. 


Segundo os pesquisadores, essa IA não revive o corpo, mas eterniza o pensamento. Hoje parece bizarro, mas você acha que num futuro próximo vamos normalizar conversar com uma versão digital de parentes e amigos que já morreram? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo.


Nenhum comentário :