#Artigo: 5 dicas para criar um Banner de sucesso
Muitos processos envolvem uma campanha publicitária e gerenciar pode ser complicado, principalmente para pensar na criação de materiais de comunicação. É um momento que demanda conhecimento na área, escolhendo bem a imagem, copy para poder criar um banner de sucesso.
Diante dessas dificuldades, muitos profissionais ainda encontram muitas dúvidas durante o seu processo de criação. O banner tem que ser incrível para poder alcançar os resultados esperados, mas por mais que pareça difícil com a ajuda de dicas, tudo é possível. Assim, confira as nossas dicas sobre como criar um banner de sucesso para a sua empresa.
O que é um banner?
Para começar, é importante saber exatamente o que é um banner. Ele é um material de comunicação que tem um formato grande, permitindo uma comunicação de maior alcance. Pode se adaptar a diversos formatos e posições, com um conceito e objetivo simples: transmitir uma mensagem direta e clara ao consumidor.
É um tipo de publicidade que costuma ser bastante usado como material promocional em eventos ou em um ponto de venda. Para quem quer trabalhar com pouca informação, indo direto ao ponto, este é o formato ideal para isso.
Para criar um banner de sucesso, os profissionais da área de publicidade e design gráfico costumam ser envolvidos. São eles que sabem orientar os clientes a escolherem as informações certas, o que deve ser divulgado ou não, para que não se tenha nenhum problema legal.
1 – Fundo
Para começar, é importante realizar uma boa pesquisa nos bancos de imagens, conseguindo encontrar o fundo ideal. A preferência tem que ser dada por imagens que tenham resolução de 1000 pixels. O fundo tem que ser atrativo e precisa chamar a atenção do público alvo, que já deve ter sido definido.
Ao colocar textos em cima de imagens é necessário ter cuidado para poder escolher as fontes. O tipo de letra tem que ter uma boa legibilidade, com no máximo 2 tipos de fontes diferentes. Dessa maneira, a mensagem vai ser facilmente interpretada e não vai ser complicado para ler, seja de perto ou de longe.
Escolher as cores para o fundo do banner também tem que ter tudo a ver com a empresa, sendo coerente com os tons trabalhados em outras artes. Os fundos podem ser neutros, onde o logo continue sendo o destaque da imagem. Dessa maneira, o banner não fica confuso e também vai estar uniforme com a comunicação da marca.
2 – Simplicidade
O banner tem todo um conceito de transmitir uma imagem direta, sem muitas informações. Na hora de escolher o que deve ser colocado, é importante saber realmente o que deve ser transmitido para não confundir todo o design. O consumidor não tem tempo para prestar atenção na imagem e pode se perder em meio a tantas palavras.
A franquia odontocompany é uma grande referência na criação de banners, pois conseguem criar banners que falam diretamente com o seu público-alvo, sem colocar muitas informações. Muitas empresas acabam tentando atrair clientes colocando todas as suas vantagens em um ponto só. Usando como exemplo a franquia, a mensagem tem que ser simples e deve ser transmitida objetivamente.
3 – Orientação e tamanho
Parte da concepção inicial é saber o básico do banner, pensando se ele será vertical ou horizontal. As dimensões precisam ser definidas para saber se terá uma página inteira de largura, se vão ser compostos de pequenos banners e qual vai ser a altura definida.
Com esses detalhes já pensados, procurar por elementos que vão compor a imagem final fica muito mais simples e direto. Com os detalhes definidos, é mais concreto para conseguir definir o resultado esperado, conquistando mais facilidade para criar o restante do banner.
As orientações e tamanhos do banner podem ser definidos ao entender também os tipos que costumam ser utilizados. Por exemplo, o X-banner, que costuma ser utilizado em pontos de vendas ou em feiras em que a marca participa, com uma estrutura de montagem fácil. É uma escolha econômica e funciona bem para esse formato.
Há também o L-banner, sendo uma forma simples e com um visual apelativo para a comunicação da empresa. Ele é um pouco mais largo e tem um formato de L, dando mais segurança e robusteza. Conta com uma durabilidade maior, por isso, pode ser usado ao ar livre, com uma montagem e transporte bem fáceis.
4 – Testes
Para entender melhor o que vai funcionar para uma empresa ou outra, o melhor método é através dos testes. Os banners podem ser experimentados, verificando que tipo de mensagem traz melhores resultados. Sempre é possível alterar a mensagem e também promover outros produtos. Depois de ter os resultados, eles devem ser analisados e os detalhes podem ser reajustados.
A simplicidade contribui para que pequenas chamadas e frases de efeito sejam colocadas para que haja maior entendimento do banner e consiga prender a atenção de maneira rápida e prática. A odontocompany usa de elementos simples como formas geométricas que preenchem espaços brancos, trazendo um detalhe que reforça a proposta visual.
Com o tempo, fica mais fácil de descobrir o que deixa a comunicação mais forte e eficiente através da experiência. Nem sempre a primeira criação vai ser a melhor e que vai trazer os resultados esperados. Mesmo que consiga um bom alcance e tenha um banner de sucesso, também é importante saber que todos os resultados podem ser melhores.
5 – Fontes
A escolha das fontes exige bastante pesquisa e testes para alcançar um resultado bom. Elas têm um impacto visual muito grande no banner, pois vão conseguir transmitir bem o conceito geral e com elas, podem ser enfatizados algum tema central, como uma arte mais moderna, divertida, elegante, entre outros.
Para poder escolher uma fonte de sucesso, é importante testar as diferentes combinações e utilizar aquelas que sejam harmônicas entre si, além de buscar utilizar no máximo duas. Com uma variedade de fontes disponíveis, estilos diferentes, existem diversas ferramenta online que apresentam dicas daquelas que combinam e ainda onde encontrar para baixar de maneira gratuita.
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