11/05: Curso Webwriting – Redação para a mídia digital com Bruno Rodrigues (2ª turma)

Nenhum comentário


Devido ao sucesso da primeira turma, a Tagarela School e o blog Mercado Web Minas trazem novamente para BH o maior especialista do Brasil em redação online: Bruno Rodrigues!

Existem diferenças entre o texto impresso e o texto para a internet? Quais são as boas práticas e dicas para se elaborar textos eficazes para sites, portais e mídias sociais?

Este é o objetivo do curso de Webwriting: Redação para Mídia Digital: apresentar em detalhes os principais conceitos do Webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo informativo para a mídia digital – e muito além do texto, ao investigar, também, o comportamento dos outros formatos da informação, como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone.

O curso de Webwriting é uma verdadeira imersão no universo do conteúdo online pelas mãos da maior referência sobre o assunto na América Latina para quem deseja aprender a criar conteúdos consistentes e persuasivos.

A quem se destina: Profissionais e estudantes que lidam com produção de conteúdo nas plataformas digitais.

Ementa

Módulo 1: Sites e Portais
• O que é webwriting: Jakob Nielsen, o “pai” da usabilidade; Crawford Killian, o “papa” do webwriting
• Princípios do Webwriting: Persuasão, Objetividade, Relevância, Credibilidade e Abrangência
• Redação para a web: Títulos para textos de destaques
o Textos de destaques;
o Títulos para textos principais;
o Textos principais;
o Títulos para textos de detalhamento;
o Textos de detalhamento;
o Uso de links;
o Imagem, Áudio e Vídeo

Módulo 2: Interfaces móveis• Redação para dispositivos móveis: Celulares (smartphones)
o Títulos;
o Textos;
o Fotografias;
o Tabelas e gráficos;
o Infográficos;
o Vídeos;
o ‘Leia ainda’.

• Aspectos da redação para a web – melhores práticas em: Arquitetura da Informação
o Usabilidade;
o Otimização para Sistemas de Busca (SEO);
o Acessibilidade Digital;
o Direito Digital;
o Storytelling.

Módulo 3: Mídias sociais• Elaboração de mensagens para canais de relacionamento digitais
o Elementos do E-mail;
o Elementos do Chat e do WhatsApp;
o Elementos do Twitter;
o Elementos do Instagram;
o Elementos do Facebook.

Sobre o professor Bruno Rodrigues:• Há 18 anos presta consultoria e realiza treinamentos sobre Webwriting, UX Writing e Arquitetura da Informação no Brasil e no exterior;
• Produziu o padrão brasileiro de redação online, ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’, para o e-Gov, órgão do Ministério do Planejamento responsável pela implantação de padrões brasileiros para sites da esfera federal;
• É autor de ‘Webwriting – Redação para a mídia digital’ (Editora GEN/Atlas, 2014), de ‘Webwriting – Redação & Informação para a web’ (2006) e do primeiro livro em português e terceiro no mundo sobre conteúdo online, ‘Webwriting – Pensando o texto para mídia digital’ (2000),
• Foi Consultor de Comunicação e Marketing Digital para a Petrobras durante 19 anos, onde orientou projetos digitais estratégicos voltados para os públicos interno e externo;
• Ministra treinamentos in company e presta consultoria em UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e no exterior. Até o presente momento, já atendeu 57 empresas e instituições;
• É professor da disciplina ‘Gestão de Conteúdo’ do MBA em Marketing Digital da FGV no Rio de Janeiro;
• É pesquisador do SocioTec, grupo de pesquisa da UNIRIO com foco em Ciência da Informação;
• É citado no verbete ‘Webwriting’ do ‘Dicionário de Comunicação’ (2001);
• É titular da coluna ‘Sr. Conteúdo’ do ‘Digitalks’, um dos principais portais da área de Comunicação Digital do país.

Local: Região Centro - Sul de Belo Horizonte (a confirmar)

Data: 11/05

Duração: 8h as 18h30

Investimento: R$ 380 em até 10x via PagSeguro

Realização: Tagarela School e Mercado Web Minas

Inscrições: https://www.tagarelaschool.com.br/curso/webwriting/

Nenhum comentário :