INSPIRE oferece curso EAD de Gestão de Grupos e Espaços Culturais
Até 2 de maio, artistas, gestores e produtores culturais, coletivos e demais interessados podem se inscrever no curso Gestão de Grupos e Espaços Culturais: práticas coletivas, coordenado por Maria Helena Cunha e Romulo Avelar e oferecido pela INSPIRE Gestão Cultural. A inscrição está disponível no site bit.ly/cursoinspire e o investimento é de R$ 590,00. Informações: (31) 99690 – 4540.
O curso a distância (EAD), que será realizado no período de 12/05 a 18/07, possui chancela da UNESCO e busca refletir sobre as necessidades do setor cultural, levando em consideração os principais temas que compõem as suas estruturas de organização e as especificidades da realidade atual de trabalhos coletivos. O aprendizado dos participantes é construído de forma coletiva a partir de leituras e fóruns de discussão.
As atividades do curso se dividem em autoinstrução (leitura de textos) e aprendizagem colaborativa, por meio de debates entre os usuários. A partir de questões postadas nos fóruns, colegas e professores constroem conjuntamente o conhecimento por meio da discussão e reflexão em um processo contínuo de diálogos. Entre o time de professores estão Carolina Braga, Cássio Martinho, Clarice Libânio, Chico Pelúcio, Lia Calabre, Marcelo Santos, Maria Helena Cunha, Patricia Faria e Romulo Avelar.
INSPIRE Gestão Cultural
Sediada em Belo Horizonte (MG), a empresa atua nas áreas cultural, educacional e social. Presta consultoria no desenvolvimento de planejamento e de gestão para instituições e iniciativas culturais, assim como na formatação de programas de formação e qualificação profissional. A empresa tem a direção de Maria Helena Cunha, consultora, pesquisadora e gestora cultural, especialista em planejamento e gestão e mestre em educação.
PROGRAMAÇÃO (conteúdo programático e Corpo Docente)
1- Ambientação em EAD – professora: Patricia Faria (Psicóloga, UFMG)
Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma e explicitar a metodologia de aprendizagem.
2- Políticas Culturais e os Desafios do Setor: os equipamentos culturais – Lia Calabre (Historiadora, UFF-RJ)
Estudar as políticas culturais implementadas nas últimas décadas no Brasil, com um recorte espacial para as ações, projetos e programas que têm como objeto os equipamentos culturais.
3- Gestão e Planejamento Estratégico: experiências coletivas– Maria Helena Cunha (Diretora da Inspire, mestre em Educação (FAE/UFMG)
Discutir e identificar os desafios e a importância do planejamento como ferramenta de gestão para grupos e espaços culturais. Abordarmos conceitos de planejamento estratégico, plano de ação e sustentabilidade, monitoramento e avaliação.
4-Gestão de Grupos Culturais: compartilhamento e cooperação – Romulo Avelar (Coordenador de conteúdo do curso, administrador, produtor e gestor cultural)
Abordar os papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais; a formação de equipes transdisciplinares; empreendedorismo; novas formas de cocriação; aplicação de ferramentas da administração ao universo dos grupos artísticos e culturais.
5-Caminhos e Desafios da Gestão de Espaços Culturais– Chico Pelúcio (Diretor do Grupo Galpão)
Apresentar as principais questões em debate sobre a gestão dos espaços culturais na atualidade, entre elas curadoria, diálogo com a comunidade, projetos educativos e políticas de atendimento.
6-Grupos e Espaços Culturais: o desafio da sustentabilidade – Marcelo Santos (Mestre em Gestão Social – UNA)
Discutir o papel do Estado e do mercado no que se refere à função social e econômica da cultura, os instrumentos de financiamento à cultura existentes no Brasil e a elaboração de plano de negócios.
7-Pesquisas Culturais – Clarice Libânio (Mestre em Sociologia e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo – UFMG)
Discutir como espaços e grupos culturais podem se beneficiar das pesquisas, técnicas e estudos sobre o dia a dia do setor cultural, na montagem e curadoria de suas mostras, na definição de sua programação e, principalmente, na aproximação e maior diálogo com seu público.
8 - Redes Culturais – Cássio Martinho (Consultoria, capacitação e assessoria em gestão de redes)
Abordar conceitos e princípios constitutivos de uma rede: conectividade, horizontalidade e cooperação, bem como as principais técnicas de formação, animação e gestão de redes no campo da cultura.
9- Comunicação e Cultura – Carolina Braga (Jornalista e doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidad Autónoma de Barcelona)
Abordar o relacionamento dos empreendedores culturais com a mídia na atualidade; o relacionamento dos artistas e grupos com seus diversos públicos; a construção da imagem pública; a elaboração de materiais para a imprensa; a dinâmica dos veículos de comunicação; o relacionamento com o público por meio das redes sociais.
SERVIÇO
Curso Gestão de Grupos e Espaços Culturais: práticas coletivas, na plataforma EAD Inspire www.inspirebr.com.br
Duração do curso: de 12 de maio a 18 de julho de 2016
Inscrições até 2 de maio no bit.ly/cursoinspire
Valor de Investimento: R$ 590,00 (quinhentos e noventa reais)
Duração do curso: de 12 de maio a 18 de julho de 2016
Carga horária: 68h/aula | Vagas: 200 alunos
Informações: (31) 99690 – 4540| contato@inspirebr.com.br
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário