No dia 10 de outubro, o consultor de marketing Wilson Caldeira ministrou uma capacitação para os empreendedores. Ele abordou o conceito e a estrutura do Business Model Canvas (BMC), metodologia inovadora para montar e testar modelos de negócio. Já no dia 29 do mesmo mês, foi a vez das equipes aprenderem com a consultora Isabella Fonseca um pouco mais sobre o Scrum, método simples de gerenciamento ágil de projetos.
“O Scrum possibilitou que eu gerenciasse melhor minhas atividades e prazos”, relatou Bruno Motta, do projeto Anime Trigger (saiba mais). Ele atualmente desenvolve o banco de dados de um Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC) que fornecerá diversas funcionalidades para a criação de sites que armazenam arquivos.
Após os dois minicursos, o desafio dos empreendedores foi montar um modelo de negócio pelo BMC. Para isso, tiveram o apoio do consultor Luiz Fernando Gelape, que se reuniu individualmente com cada equipe para discutir o modelo. “O BMC é mais simples de fazer e possibilita que você teste sua ideia mais rápido”, conta o empreendedor Daniel Moreira, da Cube Factory, que desenvolve games para Facebook e Android.
Agora, seguindo a metodologia Lean Startup, as equipes se dedicam a desenvolver o chamado Produto Mínimo Viável (PMV), protótipo para teste de mercado. Eles terão quatro meses para finalizar essa etapa, contando também com reuniões periódicas com o consultor Frederico Antônio Pinheiro, que vai orientá-los na definição e no andamento das atividades de desenvolvimento do PMV.

Empreendedores do Programa de Aceleração participam de dinâmica no curso sobre Scrum, realizado no dia 29 de outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário