27 e 28/11: Assespro-MG: Curso: {FAN}+ | Edição Especial (Formação de Analista de Negócios + Requisitos + Conversas)

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{FAN} +Requisitos - dia 27 de novembro
Verdade cósmica número 1: se você não aprender corretamente os requisitos, não importará o quão bem execute as outras atividades de um projeto. A verdade expressa por Karl Wiegers já foi confirmada por todos que trabalharam em pelo menos um projeto. Mas o que significa aprender requisitos?

O {FAN} +Requisitos é um treinamento prático – uma oficina – que propõe um conjunto de métodos e práticas que visa a um eficaz
 aprendizado de requisitos. Este processo de aprendizagem compreende atividades de descoberta, desenvolvimento, crítica e comunicação de requisitos. E baseia-se em um trabalho de estruturação que parte de elementos fundamentais de um negócio, particularmente de seus objetivos e processos, e relaciona-os com funções, atributos, preferências e restrições apresentados por clientes, usuários e outras partes interessadas. Os participantes desta oficina têm uma chance única de conhecer, debater e exercitar métodos e técnicas aplicáveis a projetos dos mais diversos tipos, enriquecendo assim seu conjunto de habilidades técnicas.

OBJETIVOS: Demonstrar e exercitar métodos e práticas para a descoberta, desenvolvimento, crítica e comunicação de requisitos; Conhecer técnicas de desenvolvimento específicas para cada tipo de requisito.
PÚBLICO-ALVO: Analistas de Negócios; Analistas de Requisitos; Analistas de Sistemas; Desenvolvedores; Coordenadores de Projetos
CONTEÚDO:
A Base de Conhecimentos de um Projeto:
 - Separando Funções, Atributos, Preferências e Restrições;
- A Classificação que todo requisito merece receber;
- Se equilibrando entre Conversas e Documentos;
Os Requisitos do Negócio:
- Quando um problema (ou oportunidade) se torna um projeto;
- A Primeira Pergunta mais importante do Projeto;
- As Outras Perguntas Importantes;
- Técnicas para a Descoberta e Desenvolvimento de Requisitos do Negócio;
Descobrindo e Descrevendo os Requisitos Funcionais:
- Técnicas para a Descoberta das Funções;
- Contando Histórias: A Especificação de Casos de Uso;
- Outras Maneiras de Contar Histórias;
- Requisitos X Regras de Negócios;
- Escrevendo Casos de Testes;
Requisitos Não Funcionais: Atributos e Preferências:
 - Atributos de Qualidade: Complexo Equilíbrio;
- Preferência ou Restrição?
 - Tudo o que não é falado: Arquitetura & Qualidade;
- Tratando Requisitos de Dados, Telas e Relatórios;
Não Existem Projetos sem Restrições:
- Fronteiras do Projeto;
- Fronteiras do Sistema;
- “Bom X Bonito X Barato” e outras inevitáveis permutas;
 - Restrições X Estimativas;
Avaliando a Qualidade dos Requisitos:
- Testando Requisitos;
Gerenciamento de Requisitos (e de Mudanças e do Escopo):
 - Quem gerencia os requisitos?
CARGA HORÁRIA: 7h

{FAN} +Conversas - dia 28 de novembro

Não é segredo para ninguém que boa parte dos problemas que afetam projetos está relacionada com comunicação. Ainda assim, seguimos promovendo reuniões chatas e pouco produtivas; realizando entrevistas mal planejadas e conduzidas na base do puro improviso; atirando perguntas de forma tão desordenada que a obtenção das respostas certas parece ser apenas questão de sorte ou de boa vontade dos interlocutores.

O {FAN} +Conversas foi desenhado para ajudar profissionais que precisam minimizar os mal entendidos, as contradições e, particularmente, as ambiguidades que tanto comprometem nossos projetos. Esta oficina apresenta técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de interações que ocorrem no decorrer de um projeto. Enquanto o {FAN} +Requisitos enfatiza o desenvolvimento de conhecimento explícito – aquele que é registrado e mais fácil de ser difundido – neste módulo aprendemos a explorar a riqueza e eficácia dos contatos tête-à-tête. Não apenas no sentido de ganhar agilidade e aumentar a qualidade do conhecimento adquirido, mas também para criar e manter um bom ambiente de trabalho.

OBJETIVOS: Apresentar e exercitar o uso de ferramentas sociais nas diversas situações de um projeto de desenvolvimento;Demonstrar a criticidade das atividades de planejamento, facilitação e fechamento de todas as interações com clientes, usuários, desenvolvedores e demais partes interessadas.
PÚBLICO-ALVO: Analistas de Negócios; Analistas de Requisitos; Analistas de Sistemas; Desenvolvedores; Coordenadores de Projetos
CONTEÚDO: 
Conversando (e Rabiscando) a Gente se Entende:
- O que (invariavelmente) temos aqui é um problema de comunicação;
- Entendendo as Conversas (e suas diversas partes ocultas);
É Tudo História:
- Ouvindo Histórias;
- Contando Histórias;
- Criando Histórias;
Como Planejar e Promover Encontros Eficazes (e Agradáveis):
- Avaliando as Ferramentas Sociais;
- (Entrevistas, Reuniões, Workshops, Brainstormings, Observações...);
- Avaliando Canais de Comunicação;
- Escolhendo e Configurando Ferramentas Sociais;
- Divulgando e Promovendo Encontros;
Partes Interessadas, Interesseiras, Indiferentes e Encrenqueiras:
- Identificando, Envolvendo e Motivando os Participantes de um Projeto;
- Descobrindo e Gerenciando Expectativas;
- Identificando e Gerenciando Conflitos;
Como Iniciar (Bem) um Projeto:
- A Verdadeira Raiz do Problema;
- Testando o entendimento do problema;
- As Diversas Perguntas...;
- ... e o Momento Certo de cada uma delas;
- Defina SUCESSO;
- Matando um Projeto (sem dó nem piedade)
 Descobrindo, Explorando e Criticando Requisitos:
- O Usuário sabe o que quer?;
- O Usuário sabe o que não quer?;
- Atacando a Ambiguidade;
- Contando Histórias: Aprendendo e Validando Funções;
- Diferenciando Atributos, Preferências e Restrições;
- Crítica e Síntese: Como recusar ou enriquecer requisitos;
- (sem fazer muitos inimigos);
Desenhando e Validando a Solução:
- com Clientes, Patrocinadores e Usuários;
- com o Time de Desenvolvimento;
- com Todo Mundo Junto;
- Testando a Solução (enquanto ela ainda não custou os olhos da cara);
 Vendendo o Peixe:
- Apresentando a Visão da Solução;
- Até o powerpoint® vale a pena (quando a visão não é pequena)
CARGA HORÁRIA: 7h
RECURSOS DIDÁTICOS: Apostila e atividades práticas
CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 horas
INSTRUTOR: Paulo Vasconcellos é consultor, palestrante e articulista, com mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de sistemas. Liderou projetos para empresas como Liberty Seguros, Lojas Riachuelo, Renault do Brasil, O Boticário, Marítima Seguros, dentre outras. Todo o material que servirá como base para o curso foi elaborado pelo consultor, em conjunto com o livro que ele lançará ainda neste ano.
Data: 27/11/2012 - 28/11/2012, 09h - 17h
Local: Assespro-MG - Endereço: Av. Afonso Pena, 4000 - loja 1 - Cruzeiro
Inscrição: Inteira: R$610,00 / Fumsoft: R$560,00 / Sindinfor: R$560,00 / Sucesu: R$560,00 / Assespro: R$495,00
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